Menu
sábado, 24 de janeiro de 2026
Andorinha - Vendas por WhatsApp
Andorinha - WhatsApp
Política

Mato Grosso do Sul inicia levantamento documental de indígenas transfronteiriços

23 janeiro 2026 - 08h58Secom/MS

O Ceesrad/MS (Comitê Gestor Estadual para Erradicação do Sub-registro Civil de Nascimento e Ampliação do Acesso à Documentação Básica) iniciou quarta-feira (21) o levantamento da situação documental da população indígena transfronteiriça que migrou do Paraguai e atualmente reside em Mato Grosso do Sul.

A ação integra um projeto piloto, alinhado com o Consulado do Paraguai, e será realizada nos municípios de Paranhos, Coronel Sapucaia e Caarapó, com o objetivo de identificar a situação documental dessas populações, etapa fundamental para a definição de estratégias de regularização.

Em Paranhos, os trabalhos ocorrem entre até 25 de janeiro, nas aldeias Arroio Corá, Ipoy, Sete Cerros, Pirajuí, Potrero Guassu e Paraguassu. As atividades serão realizadas nas escolas municipais de cada aldeia, onde ocorrerão as reuniões com as comunidades indígenas, conforme a coordenadora do Comitê e técnica da Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos), Sabrina Frazeto.

Após o levantamento, o Ceesrad atuará de forma articulada com o Consulado do Governo Paraguaio em Ponta Porã para viabilizar a documentação necessária à regularização migratória dos indígenas transfronteiriços.

A regularização documental é essencial para garantir o acesso pleno às políticas públicas, como saúde, educação, assistência social, programas sociais, emissão de documentos civis e demais direitos assegurados pela legislação brasileira. A iniciativa visa a promoção da cidadania, a inclusão social e o respeito aos direitos dos povos indígenas.

O projeto piloto permitirá a consolidação de um modelo de atuação interinstitucional, que poderá subsidiar futuras ações voltadas à ampliação do acesso à documentação básica e à regularização migratória de populações indígenas em contexto de mobilidade transfronteiriça.

Ligado à Sead, o Ceesrad realiza a ação por meio da Subsecretaria de Políticas Públicas para Povos Indígenas, das Coordenações Regionais da Funai de Ponta Porã e Dourados, e do Distrito Sanitário Especial Indígena.

Sobre o Ceesrad

Ceesrad é um comitê que reúne diversas instituições com o objetivo de garantir que toda a população de Mato Grosso do Sul tenha acesso a documentos básicos, como certidão de nascimento, CPF e carteira de identidade. O comitê promove mutirões de emissão de documentos, desenvolve estratégias para combater o sub-registro civil, apoia campanhas de conscientização e acompanha a execução de políticas públicas voltadas à garantia do direito à documentação básica em todo o estado.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.  

Deixe seu Comentário

Leia Também

política
Prefeitura de Ladário se reúne com MP para alinhar ações públicas
Internacional
Lula anuncia isenção de visto a cidadãos chineses
Política
Riedel assume em Brasília a presidência do Consórcio Brasil Central
Assistência Social
CRAS I promove encontro para fortalecimento de vínculos e valorização de trajetórias
Postura
Corumbá intensifica combate ao transporte irregular e amplia fiscalização integrada
Direitos Humanos
Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa reforça o respeito à diversidade
Política
MP alega que serviços em contrato deveriam ser executados por servidores
Política
Após limpeza emergencial, moradores são orientados sobre o descarte do lixo
Política
Promotores de justiça acompanham mudanças implantadas na saúde de Ladário
Política
Corumbá discute programa Lar Legal para regularização fundiária de famílias de baixa renda

Mais Lidas

Carnaval 2026
Confira os candidatos que disputam a Corte de Momo de Corumbá nesta sexta-feira, 23
Fiscalização
Operação aprende drogas e 2 toneladas de mercadorias irregulares em Corumbá
Carnaval 2026
Ladário finaliza montagem de palco e anuncia interdições para o Carnaval
Plantão
Colisão entre motos mobiliza Bombeiros na Avenida Rio Branco