A região de Corumbá e Ladário ingressa em um novo ciclo de crescimento com o aporte de quase R$ 1 bilhão do Governo de Mato Grosso do Sul. Os recursos estão sendo aplicados em pilares essenciais: Educação, Saúde, Saneamento Básico e Infraestrutura Urbana, consolidando o estado como o que mais investe per capita no Brasil em 2026.
Mesmo após um cenário fiscal desafiador em 2025, a gestão estadual garantiu a continuidade das obras através de um rigoroso pacote de contingenciamento, que reduziu as despesas correntes em 25%. Em entrevista a Rádio Difusora Pantanal, o secretário da Casa Civil, Walter Carneiro Junior, destacou os principais investimentos do estado na região.
"Este é o resultado de uma gestão responsável. Corumbá e toda a região do Pantanal são prioridades do Governo do Estado", afirmou o secretário.
MS rumo à universalização do saneamento básico até 2028
Um dos destaques do pacote de investimentos é o saneamento. Mato Grosso do Sul trabalha para ser o primeiro estado brasileiro a atingir 100% de cobertura de saneamento básico até 2028.
Para a região pantaneira, essa meta é estratégica. Além de melhorar a saúde pública, a universalização do serviço é fundamental para a preservação do Pantanal e a melhoria da qualidade de vida da população local.
Educação e Tecnologia: 80% das escolas em tempo integral
A transformação também chegou às salas de aula. Atualmente, mais de 80% das escolas estaduais da região operam em tempo integral. A infraestrutura inclui:
- Salas climatizadas e lousas digitais;
- Laboratórios de ciências e robótica;
- Internet de alta velocidade.
Somado à tecnologia, o Estado mantém um dos melhores salários para professores no país, o que tem gerado impacto direto na redução da evasão escolar e na melhora dos índices de aprendizagem.
Saúde e Regionalização em Corumbá
Na área da saúde, o foco é a regionalização dos atendimentos. O hospital regional de Corumbá está passando por reformas e recebendo novos aportes financeiros. Além disso, o Governo mantém o compromisso de implantar uma nova unidade hospitalar para atender especificamente a demanda da região do Pantanal, evitando deslocamentos longos para a capital.
Qualificação e Pleno Emprego
O desenvolvimento econômico é impulsionado pelo programa MS Qualifica. Desde 2023, mais de 250 mil pessoas foram capacitadas em áreas como:
- Economia criativa e tecnologia;
- Voucher transportador;
- Educação profissional técnica.
"Qualificar o trabalhador é garantir melhores salários e mais oportunidades para as famílias", pontuou Walter Carneiro Junior, reforçando que a região vive hoje um cenário de pleno emprego.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Deputados debatem ação do Fisco para regularizar empresários do Simples

Vigilância da fronteira e queda da criminalidade estão entre metas da Sejusp

Convocação de novos servidores regulariza efetivo da Guarda Municipal em Corumbá

Comandante Militar do Oeste recebe título de Hóspede de Honra em Corumbá

Novos servidores empossados participam de cerimônia de acolhida no Paço Municipal

Corumbá lança Mapa Digital do Turismo para facilitar experiência de visitantes e moradores

Governo de MS lança Central de Orientação para fortalecer Cidadania nos 79 municípios

Câmara aprova plano para modernizar iluminação pública e criar comitê da COSIP

Pietro Candia reassume vaga de vereador na Câmara de Corumbá



Embarcações no Porto Geral de Corumbá (MS). (Foto: Rene Márcio Carneiro)


