O Jardim da Independência, no centro de Corumbá, está novamente iluminado. Essa é a sétima vez, desde julho do ano passado, que a Prefeitura de Corumbá refaz a iluminação pública no local devido crimes de furto de cabos. O último, registrado na semana passada, subtraiu ao menos 190 metros de cabos de energia da praça. Mesmo com os esforços e reparos sendo realizados, parte da praça ainda está às escuras.
Os serviços são executados por meio da Parceria Público-Privada de Iluminação Pública, sob responsabilidade do Consórcio Concip Corumbá, que também promove a troca e a recuperação de caixas de inspeção danificadas. As ações repetidas, decorrentes dos furtos ou cortes sucessivos dos cabos de energia que atendem à área, geram uma demanda de retrabalho, gastando tempo e mão de obra e materiais que poderiam ser utilizados em outros pontos da cidade, atrasando o cronograma de trabalho e os prazos planejados.
A Prefeitura de Corumbá destaca que mantém trabalho contínuo de combate ao furto de fios e cabos elétricos em diferentes bairros da cidade. A prática tem afetado serviços essenciais, como iluminação pública, telefonia e internet, além de gerar prejuízos financeiros e comprometer a segurança dos espaços públicos.
O consórcio responsável pela execução do serviço tem adotado uma série de medidas para dificultar novas ocorrências, como a substituição dos tradicionais cabos de cobre por cabos de alumínio. Além disso, os eletrodutos subterrâneos passaram a ser instalados em maior profundidade, e as caixas de passagem estão sendo concretadas, com o objetivo de dificultar o acesso e o furto dos materiais.
A Prefeitura reitera que projeto de modernização da iluminação pública representa um avanço importante para a segurança, a mobilidade e a qualidade de vida da população. No entanto, a eficácia das ações depende também da consciência coletiva e do apoio da sociedade, já que atos de vandalismo e furtos afetam diretamente todos os corumbaenses.
As denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo telefone 190, da Polícia Militar, ou pelo número 3234 7111, da Polícia Civil. *Com informações da Assessoria PMC
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Família de MS encara 24h na estrada para driblar bloqueio e sair da Bolívia

Morre Antônio Braga, político e ex-secretário de segurança de MS

Contrabando de combustível fatura mais de 3 milhões de dólares por dia, diz ministro da Bolívia

Comissão de Ética apura caso entre vereador e vendedor ambulante

Prefeitura de Corumbá nomeia mais 46 aprovados em concurso público

Lewandowski entrega carta de demissão do Ministério da Justiça a Lula

Lula veta integralmente PL da Dosimetria

Sancionada lei que proíbe descontos em benefícios do INSS

Investimento no sistema penitenciário de MS supera R$ 26 milhões em dois anos



Retrabalho é gerado pelos recorrentes furtos de cabos de energia elétrica na praça. O último foi registrado na semana passada. (Foto: Divulgação PMC)


