A vereadora Hanna Santana cobrou o Poder Executivo municipal para que realiza uma intensa ação de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e Chikungunya, por meio da aplicação de inseticida em todos os bairros da área urbana de Corumbá, para conter o avanço dessas doenças.
A solicitação foi direcionada ao secretário Antônio Juliano de Barros, de Saúde, e que a aplicação deve ocorrer por meio dos veículos que aplicam o conhecido ‘fumacê’ com uso de máquinas UBVs pesadas, montadas sobre veículos.
“É uma ação importante para conter a proliferação do vetor dessas doenças na cidade, tendo em vista que o cronograma inicial divulgado pela Prefeitura Municipal contemplou algumas localidades, mas é preciso atender todas as regiões da cidade”, acrescentou.
Lembrou que as ações já contemplaram os bairros Nova Corumbá, Guatós, Centro, Distrito de Albuquerque e região do Morrinho. “No entanto, muitas regiões não têm sido contempladas com a aplicação regular do ‘fumacê’, o que tem gerado reclamações por parte dos moradores e colocado a saúde da população em risco”, afirmou.
Citou que a ampliação do serviço é uma medida de prevenção coletiva e fundamental para controlar os focos do mosquito, especialmente no período de temperaturas elevadas e alta umidade, condições propícias para sua reprodução.
“Além disso, é importante destacar que Corumbá enfrenta atualmente um surto de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), o que preocupa ainda mais a situação de saúde pública. Desta forma, solicitamos que o ‘fumacê’ seja expandido a todos os bairros, de forma escalonada e contínua, com reforço nas regiões com maior índice de notificações e suspeitas de contaminação”, enfatizou.
Rodovia Estadual
À direção da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos de Mato Grosso do Sul (Agesul), Hanna solicitou a realização de serviços de patrolamento, cascalhamento e recuperação completa da rodovia MS-432/MS-433, especificamente no trecho que liga o Assentamento Mato Grande ao Distrito de Albuquerque.
Disse que as recentes chuvas intensas que atingiram a região deixaram a via em condições extremamente precárias, com diversos buracos, valetas e erosões, tornando o trecho praticamente intrafegável em determinados pontos, cenário que tem prejudicado especialmente o transporte escolar, que já apresentaram múltiplas quebras mecânicas devido às más condições da estrada, o que compromete o acesso à educação e a segurança dos estudantes.
Enfatizou ainda o fato de que muitas famílias que dependem da rodovia para escoamento da produção, atendimento de saúde, transporte e atividades diárias, estão sendo diretamente impactados. “A manutenção da estrada é fundamental para garantir a segurança viária, a melhoria da mobilidade rural e a qualidade de vida dos moradores daquela região”, concluiu.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Secretária Jossiely Godoi é homenageada com a mais alta honraria do Crea-MS na Assembleia

MS Ativo Cooperação encerra agenda de 2025 com adesão de 100% dos municípios

MS é 3º lugar no ranking nacional de déficit de vagas em presídios

Ex-presidente da Bolívia é preso acusado de desvio de dinheiro público

Senado aprova PL Antifacção com penas que podem chegar a 120 anos

Genética forense reforça investigações e fortalece Bancos de Perfis Genéticos em MS

Em um ano, mais de 40 mil pessoas deixaram a linha da pobreza em MS

CCJ do Senado aprova fim da escala 6x1 e prevê jornada de 36h semanais

Genilson sugere levar projeto Lazer nos Bairros para as praças de Corumbá



Hanna afirma que ações de combate ao Aedes deve ocorrer em todos os bairros de Corumbá. (Foto: Divulgação)

