Menu
sexta, 05 de dezembro de 2025
Andorinha - Vendas por WhatsApp
Política

Empréstimo bilionário avança e segue para votação final na Assembleia

11 novembro 2025 - 16h42Campo Grande News

Foi aprovado, com folga de votos, o projeto do Governo do Estado que pede aos deputados estaduais autorização para emprestar quase R$ 1 bilhão do Banco do Brasil para investimentos em obras.

O tema tramitou em regime de urgência após ser apresentado na semana passada, recebendo aprovação na CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) e 19 votos do plenário nesta manhã. Nesta quarta-feira, ele deve passar por segundo turno e ser enviado para sanção pelo governador Eduardo Riedel (PP).

Os deputados João Henrique Catan (PL) e Gleice Jane (PT) foram os únicos contrários, e os colegas dela de partido, Pedro Kemp e Zeca do PT, se abstiveram. Ambos, primeiro, fizeram críticas à iniciativa de emprestar dinheiro para obras, ao mesmo tempo em que o governo adotava cortes de custeio, mas sinalizaram apoiar a proposta porque levaria infraestrutura aos municípios, no programa MS Ativo; porém recuaram após alfinetadas dos colegas. O PT integrou a base do governo até recentemente.

Kemp questionou a saúde das contas públicas, diante da necessidade de anunciar cortes e buscar recursos via empréstimo. “O governo primeiro precisa reconhecer que está com problema de equilíbrio nas contas. Segundo, nós temos que discutir por que está havendo esse desequilíbrio. Muitas vezes a gente ouve de representantes do governo que a arrecadação do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) caiu por conta da diminuição da importação do gás boliviano”, citou, e emendou que também era preciso debater os incentivos fiscais, tema igualmente abordado por Catan.

Já Paulo Duarte (PSB) sustentou que o apoio para atrair empresas não podia ser visto como perda de arrecadação, porque, sem esse incentivo, sequer empresas viriam e os recursos não existiriam na economia do estado, e também comentou sobre a condição dos cofres públicos, citando que o governo optou por não aumentar a alíquota de ICMS, de 17%, enquanto há unidades que chegaram a 23%.

O presidente da Assembleia, Gerson Claro (PP), também defendeu a importância dos incentivos para atrair empreendimentos e sair do binômio boi e soja. "Nós optamos por ser um estado que cresce, verticalizando a nossa economia, pegando o milho que a gente vendia in natura, transformando em etanol. Nós optamos por plantar eucalipto e transformá-lo em celulose."

O empréstimo – O governo pediu autorização para contrair empréstimo de até R$ 950 milhões com o Banco do Brasil, tendo a União como avalista e as próprias receitas orçamentárias como garantia. O empréstimo será pago em 17 anos, com carência do primeiro ano e juros de 1,6% ao ano. Riedel falou sobre o pedido na semana passada com os deputados e disse que tinha urgência na votação porque os termos do empréstimo são favoráveis. Gerson Claro disse acreditar que já neste mês o contrato deve ser assinado.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.  

Deixe seu Comentário

Leia Também

Política
Lei proposta por Façanha cria Dia Municipal dos Salesianos em Corumbá
Serviço
Câmara volta a cobrar esclarecimentos sobre quedas de energia na área urbana
Política
22 de Setembro é escolhido como Dia do Contador Público em Corumbá
Homenagem
Antigo Mercadão Municipal recebe o nome do ex-prefeito Dr. Edimir Moreira Rodrigues
Política
Com 78% de aprovação, Riedel é o 5º governador mais bem avaliado no país
Internacional
Prefeito recebe novo comandante do 6º Distrito Naval e reforça parceria com a Marinha
Política
Alexandre solicita manutenção de micro-ônibus para pacientes de hemodiálise
Política
Jovan pede fiscalização para eliminar 'lixões' a céu aberto em Corumbá
Política
Projeto de Lei de Hesley cria Prêmio Professor por Excelência em Corumbá
Política
Samyr cobra providências para sanar problemas de perícias médicas no INSS

Mais Lidas

polícia
Ligação clandestina de água gera flagrante e mobiliza policiais em Corumbá
Esporte
Impasse entre Liga e Corumbaense pode deixar o clube fora do Estadual de 2026
Homenagem
Antigo Mercadão Municipal recebe o nome do ex-prefeito Dr. Edimir Moreira Rodrigues
saúde
Beneficiárias recebem mensagens sobre retirada de absorventes no SUS