Como uma das autoridades políticas mais aguardadas no Festival América do Sul (FAS) 2025, o governador do Estado Eduardo Riedel, esteve em Corumbá durante o fim de semana, no encerramento do FAS. Durante sua passagem na Cidade Branca, visitou o Forte Junqueira e o Instituto Moinho Cultural Pan-Americano.
A primeira parada do governador na cidade, acompanhado da primeira-dama, Mônica Riedel, foi no Moinho Cultural, que em duas décadas já beneficiou mais de 25 mil crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social em Corumbá, Ladário e da região de fronteira com a Bolívia.
Riedel ficou maravilhado pela recepção dos alunos da instituição. “Agradeço a apresentação maravilhosa de música, dança, pintura... a Mônica veio aqui no ano passado e voltou muito emocionada com o que ela viu. Os pais presenciam dentro de casa uma oportunidade para essas crianças maravilhosas, que formam um novo conhecimento, e que faz toda a diferença ao longo da vida de cada um”, disse o governador durante a visita ao projeto.
Governador ficou maravilhado com o trabalho realizado pela instituição. Foto: Saul SchrammA segunda parada do governador foi o Forte Junqueira, localizado às margens do rio Paraguai. Além de conhecer os espaços do Forte, Riedel assistiu a apresentação da Banda de Música do 17º Bfron (Batalhão de Fronteira), conhecida como Banda do Batalhão Antônio Maria Coelho. O repertório foi composto por músicas tradicionais da região pantaneira, como a emblemática “Chalana”, interpretadas em meio às muralhas que guardam parte importante da história do Brasil.
Na comitiva de autoridades, além do governador, acompanhado pela primeira-dama, estavam: o prefeito da cidade, Gabriel de Oliveira; o secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda; o diretor-presidente da FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), Eduardo Mendes; o adjunto da FCMS, Carlos Heitor Santos; e o prefeito municipal de Ladário, Munir Ramunieh. Eles foram recepcionados pelo general José Fernandes Carneiro dos Santos Filho, comandante da 18ª Brigada de Infantaria de Pantanal.
“O Forte Junqueira faz parte da história de Mato Grosso do Sul. Trazer para dentro dessa construção a apresentação de músicas regionais pela banda do Exército, durante o Festival América do Sul, também nos dá a sensação de pertencimento e proximidade da nossa cultura”, afirmou o governador Eduardo Riedel.
De volta à região urbana de Corumbá, o governador e a primeira-dama percorreram o circuito do FAS, conversaram com moradores, assistiram a apresentação do grupo Catedral Erudita – de música clássica - e o show de Alcione, sambista ícone do Brasil, que reuniu um público de mais de 40 mil pessoas no Palco das Américas.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Agesul informa suspensão da licitação de recuperação da ponte sobre o rio Paraguai

Estudo mostra que brasileiro está falando menos de política no WhatsApp

Secretária Jossiely Godoi é homenageada com a mais alta honraria do Crea-MS na Assembleia

MS Ativo Cooperação encerra agenda de 2025 com adesão de 100% dos municípios

MS é 3º lugar no ranking nacional de déficit de vagas em presídios

Ex-presidente da Bolívia é preso acusado de desvio de dinheiro público

Senado aprova PL Antifacção com penas que podem chegar a 120 anos

Genética forense reforça investigações e fortalece Bancos de Perfis Genéticos em MS

Em um ano, mais de 40 mil pessoas deixaram a linha da pobreza em MS



No Forte Junqueira, Riedel conheceu as instalações do patrimônio tombado pelo IPHAN em 2014. (Foto: Saul Schramm)

