Menu
sábado, 24 de janeiro de 2026
Andorinha - Vendas por WhatsApp
Andorinha - WhatsApp
Política

Corumbá intensifica combate ao transporte irregular e amplia fiscalização integrada

22 janeiro 2026 - 10h54Gesiane S. Lourenço

Ao longo de 2025, as ações de fiscalização e combate ao transporte irregular de passageiros em Corumbá foram intensificadas pela  AGETRAT e Coordenadoria de Fiscalização de Posturas, e, para 2026, a projeção é que o trabalho seja ampliado, com operações mais frequentes, estratégicas e integradas, especialmente em áreas sensíveis, como a região de fronteira, onde há grande fluxo de veículos, passageiros e transporte interestadual e intermunicipal.

Em 2025, no mês de julho, foram lavrados pela AGETRAT, 14 autos de infração por transporte irregular; em agosto, 25; em setembro, foram registradas 19 denúncias; em outubro, 32 autos; em novembro, 70; e em dezembro, 56. Os números refletem tanto o aumento das ações em campo quanto a resposta às denúncias realizadas pela população.

Fiscalização recente

Somente em uma ação realizada na última sexta-feira (16), na Rodovia Ramon Gomes, no bairro Dom Bosco, a operação resultou na lavratura de cerca de 16 autos de infração, além da remoção de veículos para o pátio do Detran/MS. Durante a fiscalização, também foram constatadas outras irregularidades graves, como condutores não habilitados, documentos vencidos, uso de calçado inadequado por condutores de motocicletas e ausência do cinto de segurança, situações que ampliam significativamente o risco de sinistros de trânsito.

Atuação da Fiscalização de Posturas e transporte intermunicipal

O combate ao transporte clandestino também abrange os ônibus de transporte intermunicipal e interestadual, cuja fiscalização ocorre de forma integrada pela Coordenadoria de Fiscalização de Posturas do Município, em conjunto com a ANTT.

No último trimestre, foram realizadas 35 abordagens, resultando em 22 autos de infração e 17 apreensões, todas no âmbito da ANTT. Somente no mês de janeiro de 2026, já foram registradas oito apreensões, evidenciando a intensificação das ações neste início de ano.

Os procedimentos de autuação e apreensão foram realizados pela Coordenadoria de Fiscalização de Posturas, com apoio integrado da AGETRAT, Guarda Municipal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar e Receita Federal, fortalecendo o trabalho conjunto de enfrentamento às irregularidades.

A projeção é que as ações sejam ainda mais ampliadas ao longo deste ano. Foto: Divulgação/PMC

O coordenador de Fiscalização de Posturas, Demetrio Molinas Prado Junior, destacou a importância da atuação integrada.

“O transporte clandestino, especialmente o intermunicipal e interestadual, representa riscos à segurança dos passageiros e concorrência desleal com quem atua de forma regular. A atuação conjunta com a ANTT e demais órgãos permite coibir essas práticas e garantir que apenas veículos autorizados, vistoriados e devidamente regularizados estejam circulando”, afirmou.

Consequências legais

O transporte irregular de passageiros é vedado pela legislação de trânsito, pela legislação municipal e pelas normas federais e estaduais que regem o transporte intermunicipal e interestadual. Pelo Código de Trânsito Brasileiro, a prática pode resultar em autuação, multa e remoção do veículo, sobretudo porque coloca em risco a segurança dos usuários.

No âmbito municipal e estadual, os serviços de transporte dependem de autorização e credenciamento prévios, com exigências técnicas, veiculares e pessoais. O descumprimento dessas normas sujeita o infrator às sanções administrativas cabíveis, incluindo a apreensão do veículo e demais penalidades previstas em lei.

A diretora-presidente da AGETRAT, Mariana Ricco, ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pelos agentes de trânsito e o caráter preventivo das ações.

“Os agentes de trânsito estão diariamente nas ruas, muitas vezes em condições adversas, atuando para proteger vidas e organizar a cidade. O combate ao transporte irregular é uma medida necessária para reduzir riscos, garantir segurança aos passageiros e valorizar quem trabalha dentro da legalidade. Esse esforço integrado demonstra o compromisso do Município com um trânsito mais seguro e responsável”, destacou.

As operações de combate ao transporte irregular seguirão de forma permanente ao longo de 2026, com planejamento técnico e integração entre os órgãos. A população também pode colaborar denunciando práticas irregulares, fortalecendo o trabalho fiscalizatório e contribuindo para um trânsito mais seguro.

Plantão da Fiscalização de Trânsito da AGETRAT: (67) 98191-0047

*Com informações da Assessoria PMC

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.  

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

política
Prefeitura de Ladário se reúne com MP para alinhar ações públicas
Internacional
Lula anuncia isenção de visto a cidadãos chineses
Direitos Humanos
Mato Grosso do Sul inicia levantamento documental de indígenas transfronteiriços
Política
Riedel assume em Brasília a presidência do Consórcio Brasil Central
Assistência Social
CRAS I promove encontro para fortalecimento de vínculos e valorização de trajetórias
Direitos Humanos
Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa reforça o respeito à diversidade
Política
MP alega que serviços em contrato deveriam ser executados por servidores
Política
Após limpeza emergencial, moradores são orientados sobre o descarte do lixo
Política
Promotores de justiça acompanham mudanças implantadas na saúde de Ladário
Política
Corumbá discute programa Lar Legal para regularização fundiária de famílias de baixa renda

Mais Lidas

Carnaval 2026
Confira os candidatos que disputam a Corte de Momo de Corumbá nesta sexta-feira, 23
Fiscalização
Operação aprende drogas e 2 toneladas de mercadorias irregulares em Corumbá
Carnaval 2026
Ladário finaliza montagem de palco e anuncia interdições para o Carnaval
Plantão
Colisão entre motos mobiliza Bombeiros na Avenida Rio Branco