A Prefeitura de Corumbá entregou, na manhã desta quarta-feira (17), os certificados do curso de qualificação em Hidroponia realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul (Senar MS). A capacitação teve duração de três dias, em período integral, e atendeu moradores da Associação Quilombola Ribeirinha Família Ozório.
A vice-prefeita e secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Bia Cavassa, afirmou que a iniciativa busca ampliar oportunidades de renda e qualificação profissional. “Hoje estamos entregando os certificados, em parceria com o Senar, para que a comunidade da Associação Quilombola Ribeirinha Família Ozório tivesse a oportunidade de fazer o curso de aproveitamento em hidroponia, que era um curso que eles almejavam já há muito tempo. Hoje estamos conseguindo realizar esse sonho e dar mais essa oportunidade para essa comunidade, trazendo mais produção, mais renda e mais qualificação”, disse.
Morador da comunidade e participante do curso, Jorge Rodrigues da Silva destacou os impactos práticos da formação. “Esse certificado está sendo um grande avanço para a gente, porque nós já esperávamos isso há muito tempo. Aprendemos aquilo que aguardávamos há muito tempo. Isso vai nos ajudar a desenvolver mais a nossa produção, principalmente quando o rio enche. Agora, com a hidroponia, vamos poder avançar um pouco mais”, afirmou.
Segundo o superintendente de Políticas Públicas, William Duarte, a ação foi planejada a partir das necessidades locais. “Mapeamos as demandas e vimos que o povo quilombola tinha uma horta muito bem feita, mas perdia produção quando o rio enchia. Fizemos a parceria com o Senar para levar o curso de hidroponia. Tivemos também o apoio do deputado Paulo Duarte, que cedeu todo o material para a realização do curso”, disse. Ele acrescentou que 2024 foi o ano com maior número de cursos já realizados no município e que a expectativa é ampliar as oportunidades no próximo mandato.
O gerente de Qualificação Profissional, João Varela, ressaltou o retorno social da iniciativa. “A proposta da Secretaria é levar qualificação e mudar a história desse povo que vive à beira do rio, muitas vezes lutando sozinho. Ver a alegria deles ao receber o certificado mostra que o curso cumpriu seu objetivo”, afirmou.
Para a gerente de Igualdade Racial, Gylize de Carvalho Ojeda, a hidroponia representa uma alternativa estratégica para a comunidade. “Eles já trabalham com a terra, mas a cheia impedia a produção. O curso veio como uma solução para esse período, porque não dá para lutar contra a cheia, é preciso se adaptar à natureza. Estou muito contente com a parceria e com a vontade deles de aprender e evoluir”, disse.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Hanna reivindica obras de infraestrutura para atender comunidade do Bairro Nova Corumbá

Decreto define períodos de recesso de fim de ano e pontos facultativos na Prefeitura

Detran e Cetran discutem a aplicação da legislação de ciclomotores em MS

Corumbá cria conselho municipal para promover direitos da população LGBTQIAPN+

Governo de MS transfere presidência do Codesul ao Paraná com foco em 2040

Acordo garante compensação ambiental e criação de parque urbano em Corumbá

Câmara entrega títulos de Cidadão Corumbaense nesta quinta-feira (18)

Cazarin cobra recuperação do pavimento após obras de saneamento básico

Corumbá recebe 1º desembolso do Focem para projeto de redução das perdas de água



Capacitação foi realizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, em parceria com o Senar MS. (Foto: Ayrton Benites/PMC)


