A Prefeitura de Corumbá entregou, na manhã desta quarta-feira (17), os certificados do curso de qualificação em Hidroponia realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul (Senar MS). A capacitação teve duração de três dias, em período integral, e atendeu moradores da Associação Quilombola Ribeirinha Família Ozório.
A vice-prefeita e secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Bia Cavassa, afirmou que a iniciativa busca ampliar oportunidades de renda e qualificação profissional. “Hoje estamos entregando os certificados, em parceria com o Senar, para que a comunidade da Associação Quilombola Ribeirinha Família Ozório tivesse a oportunidade de fazer o curso de aproveitamento em hidroponia, que era um curso que eles almejavam já há muito tempo. Hoje estamos conseguindo realizar esse sonho e dar mais essa oportunidade para essa comunidade, trazendo mais produção, mais renda e mais qualificação”, disse.
Morador da comunidade e participante do curso, Jorge Rodrigues da Silva destacou os impactos práticos da formação. “Esse certificado está sendo um grande avanço para a gente, porque nós já esperávamos isso há muito tempo. Aprendemos aquilo que aguardávamos há muito tempo. Isso vai nos ajudar a desenvolver mais a nossa produção, principalmente quando o rio enche. Agora, com a hidroponia, vamos poder avançar um pouco mais”, afirmou.
Segundo o superintendente de Políticas Públicas, William Duarte, a ação foi planejada a partir das necessidades locais. “Mapeamos as demandas e vimos que o povo quilombola tinha uma horta muito bem feita, mas perdia produção quando o rio enchia. Fizemos a parceria com o Senar para levar o curso de hidroponia. Tivemos também o apoio do deputado Paulo Duarte, que cedeu todo o material para a realização do curso”, disse. Ele acrescentou que 2024 foi o ano com maior número de cursos já realizados no município e que a expectativa é ampliar as oportunidades no próximo mandato.
O gerente de Qualificação Profissional, João Varela, ressaltou o retorno social da iniciativa. “A proposta da Secretaria é levar qualificação e mudar a história desse povo que vive à beira do rio, muitas vezes lutando sozinho. Ver a alegria deles ao receber o certificado mostra que o curso cumpriu seu objetivo”, afirmou.
Para a gerente de Igualdade Racial, Gylize de Carvalho Ojeda, a hidroponia representa uma alternativa estratégica para a comunidade. “Eles já trabalham com a terra, mas a cheia impedia a produção. O curso veio como uma solução para esse período, porque não dá para lutar contra a cheia, é preciso se adaptar à natureza. Estou muito contente com a parceria e com a vontade deles de aprender e evoluir”, disse.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

ALEMS abre ano legislativo com mensagem de Riedel e balanço de investimentos em MS

Operação na Serra da Bodoquena reforça fiscalização contra irregularidades no turismo

Rodovia Ramon Gomes é liberada após três dias de interdição

Brasil registrou 84,7 mil desaparecidos em 2025; média de 232 por dia

Governo de MS firma compromisso por obras e integração logística para 2026

ALEMS abre ano legislativo na terça-feira, 3 de fevereiro

Prefeito recebe Rose Modesto para articular recursos e projetos no Senado Federal

Lojas Gazin doam 100 colchões para famílias atingidas por temporal em Corumbá

Câmara autoriza crédito de US$ 32 milhões para o projeto 'Pantanal Urbano'


Capacitação foi realizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, em parceria com o Senar MS. (Foto: Ayrton Benites/PMC)


