Menu
segunda, 15 de dezembro de 2025
Andorinha - Vendas por WhatsApp
Andorinha - WhatsApp
Política

Cerimônia reúne autoridades para celebrar os 158 anos da Retomada de Corumbá

13 junho 2025 - 09h31Gesiane S. Lourenço

Cerimônia realizada na manhã desta sexta-feira, 13 de junho, na Praça da Independência, no coração da cidade, reuniu autoridades políticas e militares para celebrar os 158 anos da Retomada de Corumbá. A data história, feriado municipal instituído pela Lei 985 de 1987, é relembrada todos os anos pela bravura dos militares brasileiros, que em 13 de junho de 1867, conseguiram expulsar as tropas paraguaias que haviam se instalado na região com a missão de tomar o Forte de Coimbra, as Vilas de Albuquerque, e de Corumbá.

A cerimônia comemorativa teve inicio com a marcha dos militares da 18ª Brigada de Infantaria de Pantanal, que ao entorno do coreto reverenciavam a estátua do tenente-coronel Antônio Maria Coelho, um dos grandes personagens responsáveis pela vitória brasileira na Guerra do Paraguai. No coreto estavam: o prefeito municipal, Gabriel de Oliveira; a vice-prefeita, Bia Cavassa; o vereador e presidente da Câmara Municipal, Ubiratan Canhete Filho; o comandante do 6º Distrito da Marinha do Brasil em Ladário, Contra-Almirante Alexandre Amendoeira Nunes; e o comandante do Exército em Corumbá, General de Brigada José Luis Araújo dos Santos.

Autoridades políticas e militares participaram da comemoração histórica. Foto: Capital do Pantanal

Após o hasteamento da bandeira nacional, ao som do hino brasileiro, as autoridades presentes depositaram aos pés da estátua de Maria Coelho, uma coroa de flores em reverência a atuação do militar no importante momento histórico celebrado. Em seguida, o prefeito Gabriel de Oliveira fez a a leitura de um texto onde abordava os principais momentos da retomada do município. 

Hasteamento da Bandeira Nacional marcou o inicio da cerimônia. Foto: Capital do Pantanal

"Em janeiro de 1865, Corumbá e o Forte Coimbra foram militarmente tomados por tropas paraguaias lideradas pelos coronéis Vicente Barrios e Izidoro Resquin. A missão deveria tomar o Forte de Coimbra, as Vilas de Albuquerque, e de Corumbá.

Em 1867, o presidente da província de Mato Grosso, Couto Magalhães, decidiu pela retomada do território para o Império Brasileiro e iniciou os preparativos militares elaborando a estratégia das operações, que ficou sob o comando do então tenente-coronel Antônio Maria Coelho. No dia 15 de maio de 1867 teve início a ação militar para a Retomada de Corumbá com a partida das tropas do Porto de Cuiabá, acampando em nas proximidades de Corumbá às 18 horas do dia 12 de junho.

Já na madrugada do dia 13, a tropa toma rumo norte caminhando pelas margens do rio Paraguai. Depois de 25 quilômetros de marcha, param os soldados já perto da vila de Corumbá, para observação e plano tático de seus comandantes. Às 14 horas começam os ataques em pontos distintos, que duraram até às 18 horas.

As tropas brasileiras perderam ao todo nove homens, dentre os quais, o tenente Manoel de Pinho e o capitão Cunha e Cruz. Outros 27 homens ficaram feridos. Foram aprisionados 27 paraguaios, do total de uma tropa de 200 homens, que havia se instalado Corumbá".

A Banda de Música do Exército e Filarmôrnica do Instituto Novo Olhar tocaram juntas no evento. Foto: Capital do Pantanal 

Após a leitura de dados históricos sobre a data, a cerimônia foi finalizada, com a autorização do comandante do 6º Distrito da Marinha do Brasil em Ladário, Contra-Almirante Alexandre Amendoeira Nunes. Uma linda apresentação conjunta, realizada pelas bandas de música do Exército e do Instituto Novo Olhar, abrilhantaram a finalização comemorativa.

Sobre a importância da data, Gabriel de Oliveira, destacou a bravura dos militares. "Foi uma luta intensa, mas nossa cidade conseguiu ser retomada pelos militares, que expulsaram os paraguaios com estratégia, coragem e inteligência. Agora estamos aqui, com uma cidade linda e rica em história", disse.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Política
Agesul informa suspensão da licitação de recuperação da ponte sobre o rio Paraguai
Política
Estudo mostra que brasileiro está falando menos de política no WhatsApp
Política
Secretária Jossiely Godoi é homenageada com a mais alta honraria do Crea-MS na Assembleia
Política
MS Ativo Cooperação encerra agenda de 2025 com adesão de 100% dos municípios
Política
MS é 3º lugar no ranking nacional de déficit de vagas em presídios
Política
Ex-presidente da Bolívia é preso acusado de desvio de dinheiro público
Política
Senado aprova PL Antifacção com penas que podem chegar a 120 anos
Política
Genética forense reforça investigações e fortalece Bancos de Perfis Genéticos em MS
Social
Em um ano, mais de 40 mil pessoas deixaram a linha da pobreza em MS
Política
CCJ do Senado aprova fim da escala 6x1 e prevê jornada de 36h semanais

Mais Lidas

Política
Agesul informa suspensão da licitação de recuperação da ponte sobre o rio Paraguai
saúde
Corumbá repassa mais de R$ 250 mil em emendas impositivas à APAE e Rede Feminina
Cultura
Ladário inaugura "Natal Luz" com mais de 3 km de decoração temática