O Arraial do Banho de São João de Corumbá, encerrado na madrugada desta terça-feira, 24 de junho, recebeu além da participação dos trabalhadores da cultura, mestres da tradição, turistas e comunidade local, diversas autoridades políticas não somente da região como da esfera estadual e federal. A Fundação Estadual de Cultura, a deputada estadual Mara Caseiro e a senadora Soraya Thronicke estão entre os políticos que marcaram presença na festividade que é Patrimônio Cultural do Brasil desde 2021. O Banho de São João é tida como uma manifestação que une fé, tradição, cultura e desenvolvimento econômico.
O diretor-presidente da Fundação de Cultura, Eduardo Mendes, representando o governador Eduardo Riedel e o secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, participou da cerimônia de premiação do Concurso de Quadrilhas Juninas, que lotou o Arraial do Banho de São João no domingo, 22 de junho.
“Estamos falando de uma manifestação que é mais do que uma festa. É uma tradição que fortalece a economia criativa, valoriza os trabalhadores da cultura, os carnavalescos, os grupos juninos e move a cidade de Corumbá. É cultura viva, que gera trabalho, renda, pertencimento e que o Governo do Estado tem muito orgulho em apoiar”, destacou Eduardo Mendes.
O diretor-presidente da Fundação de Cultura, Eduardo Mendes, representou o governador Eduardo Riedel na festa. Foto: SetescO prefeito de Corumbá, Dr. Gabriel Alves de Oliveira, também participou da premiação e ressaltou o impacto social e econômico da festa. “Quando olhamos para essa festa, vemos muito além da tradição. Vemos comércio aquecido, hotéis lotados, turistas chegando, empregos temporários gerados e a nossa cultura sendo o motor desse desenvolvimento. É a força da cultura transformando vidas”, afirmou.
O Banho de São João é realizado pela Prefeitura Municipal de Corumbá, com apoio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundação de Cultura e da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura, e movimenta não apenas a fé e a cultura, mas também toda a cadeia produtiva local, gerando renda para ambulantes, trabalhadores da cultura, artesãos, além do setor hoteleiro, gastronômico e turístico.
O Governo do Estado reafirma seu compromisso com a valorização das manifestações culturais, que são fundamentais para preservar a identidade do povo sul-mato-grossense e fomentar o desenvolvimento social, econômico e turístico dos municípios. *Com informações da Comunicação da Setesc
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Agesul informa suspensão da licitação de recuperação da ponte sobre o rio Paraguai

Estudo mostra que brasileiro está falando menos de política no WhatsApp

Secretária Jossiely Godoi é homenageada com a mais alta honraria do Crea-MS na Assembleia

MS Ativo Cooperação encerra agenda de 2025 com adesão de 100% dos municípios

MS é 3º lugar no ranking nacional de déficit de vagas em presídios

Ex-presidente da Bolívia é preso acusado de desvio de dinheiro público

Senado aprova PL Antifacção com penas que podem chegar a 120 anos

Genética forense reforça investigações e fortalece Bancos de Perfis Genéticos em MS

Em um ano, mais de 40 mil pessoas deixaram a linha da pobreza em MS



A relevância do evento para cultura e economia da região foram destacas pelas autoridades presentes. (Foto: Setesc)

