A implantação de um polo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) está sendo reforçada na Câmara pelo vereador Alexandre Vasconcellos. Ontem, durante sessão ordinária do Poder Legislativo, ele deu sequência a um trabalho iniciado dentro da Casa de Leis em setembro de 2019, visando garantir acesso ao ensino superior para jovens, trabalhadores e profissionais que buscam qualificação na maior cidade pantaneira.
A solicitação foi por meio de um requerimento em regime de urgência especial, e direcionado ao reitor da UEMS, Laércio Alves de Carvalho. Citou no documento que a Universidade está presente em 30 municípios, com 15 unidades físicas (campus), 13 polos de Educação a Distância (EaD) e em outros dois com oferta de cursos presenciais adicionais, desempenhando papel fundamental na interiorização do ensino superior público e gratuito em Mato Grosso do Sul.
No entanto, cobrou o fato de Corumbá ser considerado um dos mais importantes municípios do Estado, tanto pela sua relevância histórica, econômica e cultural, quanto por sua posição estratégica na fronteira com a Bolívia, não dispõe de um polo ou unidade da UEMS, “gerando desigualdades no acesso ao ensino superior para nossos jovens, trabalhadores e profissionais que buscam qualificação”.
Acrescentou que a ausência de oferta pública estadual de ensino superior em Corumbá, dificulta a permanência dos estudantes na cidade, provoca êxodo de jovens para outras regiões e limita o desenvolvimento local, uma vez que a educação é um dos pilares para o fortalecimento da economia, da cidadania e da inclusão social.
Disse que a implantação de um polo da UEMS na cidade contribuirá de forma significativa para ampliar o acesso ao ensino superior gratuito; oferta de cursos adequados às demandas socioeconômicas da região; promoverá qualificação profissional e formação continuada; além de reduzir desigualdades regionais, valorizar e fixar talentos no município.
“Nossa solicitação visa fortalecer a política de interiorização do ensino superior estadual e garantir que a população corumbaense tenha igualdade de oportunidades no acesso à educação pública de qualidade”, completou.
Luta antiga
Trata-se de uma antiga luta da Câmara iniciada em setembro de 2019, quando da marcação de uma audiência pública para tratar da instalação de uma unidade da UEMS, realizada em outubro daquele ano, por iniciativa do vereador Roberto Façanha, por meio de uma parceria com a Prefeitura de Corumbá.
Em outubro de 2021, Alexandre deu sequência a esse trabalho, solicitando ao Governo do Estado, a instalação de um polo da Universidade na cidade e, desde então, vem reforçando essa necessidade para atender a população corumbaense.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Lei proposta por Façanha cria Dia Municipal dos Salesianos em Corumbá

Câmara volta a cobrar esclarecimentos sobre quedas de energia na área urbana

22 de Setembro é escolhido como Dia do Contador Público em Corumbá

Antigo Mercadão Municipal recebe o nome do ex-prefeito Dr. Edimir Moreira Rodrigues

Com 78% de aprovação, Riedel é o 5º governador mais bem avaliado no país

Prefeito recebe novo comandante do 6º Distrito Naval e reforça parceria com a Marinha

Alexandre solicita manutenção de micro-ônibus para pacientes de hemodiálise

Jovan pede fiscalização para eliminar 'lixões' a céu aberto em Corumbá

Projeto de Lei de Hesley cria Prêmio Professor por Excelência em Corumbá


Pedido de Alexandre visa garantir acesso de jovens ao ensino superior. (Foto: Arquivo/Assessoria)


