A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) aprovou, na primeira sessão ordinária de 2026, uma importante mudança na legislação habitacional do Estado. O Projeto de Lei 298/2025, enviado pelo Poder Executivo, altera as regras para a quitação e transferência de imóveis populares da Agehab (Agência de Habitação Popular) quando o titular do contrato falece.
A medida visa garantir segurança jurídica às famílias e evitar que herdeiros percam o direito à moradia por conta de burocracias ou dívidas acumuladas antes do falecimento.
Novos prazos e condições para herdeiros
Com a nova regra, que altera a Lei nº 6.268/2024, os sucessores legais ganham condições facilitadas para regularizar contratos inadimplentes. Confira os principais pontos:
- Prazo para regularização: O herdeiro terá até 60 dias após o protocolo do pedido de quitação por óbito para acertar parcelas em atraso.
- Parcelamento flexível: O débito poderá ser pago à vista ou parcelado em até 60 meses.
- Segurança da Titularidade: A regularização permite que o imóvel seja transferido oficialmente para o sucessor, mantendo a continuidade do contrato habitacional.
Atenção: Caso as parcelas em atraso não sejam regularizadas dentro do prazo de 60 dias, o pedido de quitação por óbito será indeferido pela Agehab-MS.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Lions Club entregam doações para famílias atingidas pelas chuvas

Mais 27 aprovados em concurso são empossados em Corumbá

Corumbá garante US$ 40 milhões para obras de infraestrutura e inovação tecnológica

ALEMS abre ano legislativo com mensagem de Riedel e balanço de investimentos em MS

Operação na Serra da Bodoquena reforça fiscalização contra irregularidades no turismo

Rodovia Ramon Gomes é liberada após três dias de interdição

Brasil registrou 84,7 mil desaparecidos em 2025; média de 232 por dia

Governo de MS firma compromisso por obras e integração logística para 2026

ALEMS abre ano legislativo na terça-feira, 3 de fevereiro



Sessão solene com autoridades políticas e militares na Alems. (Foto: Agência Alems)


