A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul passou a utilizar um novo software para intensificar o combate aos crimes digitais. O sistema, chamado MEDI (Materializador de Evidências Digitais e Informáticas), foi desenvolvido pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público de Goiás (MPGO) e começou a ser usado após um acordo de cooperação firmado entre as instituições.
Na prática, o programa automatiza a coleta de provas digitais, o que reduz riscos de alterações nas evidências, além de garantir sua validade jurídica. Essa tecnologia é especialmente útil em investigações que envolvem fraudes, crimes cibernéticos e outros delitos que deixam rastros eletrônicos.
A ferramenta representa um avanço no trabalho de campo dos investigadores. Por meio do MEDI, é possível reunir dados eletrônicos de forma mais rápida, segura e com respaldo técnico. A ideia é aumentar a confiabilidade das provas, com menos burocracia e mais eficiência.
A parceria entre as polícias dos dois estados também sinaliza uma tentativa de integração tecnológica nos órgãos públicos. O uso de recursos digitais na segurança pública vem ganhando força em diversas regiões do país, acompanhando a digitalização de processos administrativos.
A informatização do serviço público é uma diretriz recente do governo sul-mato-grossense, que vem priorizando a digitalização como forma de economizar recursos e modernizar a gestão. O uso do MEDI encaixa-se nesse cenário: além de agilizar investigações, evita o uso de papel e deslocamentos físicos, ajudando também na questão ambiental.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

PM apreende mais de 34 quilos de drogas na área rural de Corumbá

Corumbá lança campanha "Celular Seguro" com ação integrada

PRF apreende mais de 195 kg de drogas escondidas em carga de ureia

Passageiro abandona mochilas com quase 10 quilos de maconha em Corumbá

MS é 3º lugar no ranking nacional de déficit de vagas em presídios

Civil incinera mais de 500 quilos de drogas apreendidas em Corumbá

Família de líder do TCP é detida ao tentar chegar à fronteira em MS

Condenado por estupro de vulnerável é preso em Corumbá

PF apreende 75 toneladas de insumo usado na produção de cocaína





