Desde o último final de semana, a Polícia Militar Ambiental (PMA) deu início à Operação Meio Ambiente Seguro (MAS), com foco na prevenção de ilícitos ambientais na área da Bacia do Paraguai.
Especialmente entre os municípios de Corumbá e Miranda, na região do Passo do Lontra, área de grande visitação turística voltada à pesca amadora, as equipes da PMA têm concentrado esforços no combate à prática ilegal da ceva de animais silvestres. Estão sendo realizadas abordagens a pescadores, visitas a pousadas e ranchos de pesca, além de ações terrestres ao longo da rodovia MS-181, com a execução de barreiras e fiscalização de veículos, turistas e moradores locais.
Cevar consiste em oferecer alimento de forma intencional e contínua a animais silvestres, com o objetivo de atraí-los – seja para caça, pesca ou simples aproximação. Essa prática altera o comportamento natural da fauna, gera dependência alimentar, estimula a associação entre presença humana e oferta de alimento, e aproxima os animais de áreas urbanizadas, onde podem ocorrer acidentes graves. Além disso, compromete o equilíbrio ecológico do bioma pantaneiro.
A ceva é uma prática ilegal, tipificada como crime de maus-tratos contra animais silvestres, nos termos da Lei Federal nº 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais).
Mais do que um crime ambiental, a ceva representa uma ameaça silenciosa: pode causar desequilíbrios populacionais, intensificar conflitos entre espécies, aumentar o risco de ataques a humanos e facilitar a disseminação de zoonoses, afetando diretamente a saúde pública e a segurança ambiental.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Carro furtado em SP é interceptado na BR-262 e duas mulheres acabam presas

PRF apreende mais de 155 kg de cocaína após perseguição na BR-060

PM apreende mais de 34 quilos de drogas na área rural de Corumbá

Corumbá lança campanha "Celular Seguro" com ação integrada

PRF apreende mais de 195 kg de drogas escondidas em carga de ureia

Passageiro abandona mochilas com quase 10 quilos de maconha em Corumbá

MS é 3º lugar no ranking nacional de déficit de vagas em presídios

Civil incinera mais de 500 quilos de drogas apreendidas em Corumbá

Família de líder do TCP é detida ao tentar chegar à fronteira em MS



Ações iniciais estão concentradas na região do Passo do Lontra, entre Corumbá e Miranda. (Foto: Divulgação/PMA)

