Menu
terça, 16 de dezembro de 2025
Andorinha - Vendas por WhatsApp
Andorinha - WhatsApp
Polícia

Operação apreende mais de 18,3 toneladas de drogas nas regiões de fronteira do PR e MS

Além de droga, a PRF apreendeu cigarros falsificados e artigos oriundos do contrabando e descaminho

25 fevereiro 2025 - 11h47Redação do Capital do Pantanal

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) encerrou neste domingo, 23 de fevereiro, uma operação especial de combate ao crime nas fronteiras do Brasil com Paraguai e Argentina, região conhecida como Tríplice Fronteira, e Bolívia. A ação contou com equipes especializadas de vários estados e aconteceu simultaneamente no Paraná e Mato Grosso do Sul.

A operação teve início no dia 14 de fevereiro e contou com equipes da PRF treinadas para atuar em ações de enfrentamento ao crime, como o Núcleo de Operações Especiais (NOE), Grupo de Operações com Cães (GOC) e Grupos de Patrulhamento Tático (GPT), além de análises de inteligência policial.

A operação foi dividida em etapas e resultou na apreensão de 18,3 toneladas de entorpecentes, especialmente maconha, além de cigarros e outros artigos oriundos do contrabando e descaminho. A PRF contabilizou mais de um milhão de maços de cigarros apreendidos,155 pessoas detidas e 34 veículos recuperados. Mais de mais de 19 mil veículos foram fiscalizados durante a ação.

Rota cobiçada

O Brasil possui extensas fronteiras terrestres com 10 países da América do Sul. São cerca de 17 mil quilômetros de divisas com Uruguai, Argentina, Paraguai, Bolívia, Peru, Colômbia, Venezuela, República da Guiana, Suriname e Guiana Francesa. As faixas de fronteiras internacionais brasileiras abrangem 11 estados e 588 municípios, o que corresponde a cerca de 27% do território nacional.

Os estados de Mato Grosso do Sul e Paraná são rotas cobiçadas por criminosos para o transporte de drogas, armas e munições, e contrabando e descaminho, especialmente de cigarros e eletrônicos. A atuação de criminosos é favorecida pela existência de uma infinidade de trilhas alternativas, conhecidas como ‘desvios’, que dificultam o trabalho policial e exige vigilância permanente da PRF. A região é visada pelas organizações criminosas por causa da infraestrutura viária existente, por onde passam o comércio internacional de bens, produtos e serviços entre os três países.

MS e PR são rotas cobiçadas por criminosos para o transporte de drogas, armas, munições e contrabandos. Foto: Divulgação/PRF

No ano de passado, os dois estados foram responsáveis pela apreensão de 65% de toda maconha, cocaína e derivados apreendidas pela PRF no Brasil. Foram mais de 545 toneladas interceptadas na região, de um total de 825 toneladas de entorpecentes contabilizadas em todo o país. Embora o governo paraguaio venha adotando políticas para redirecionar a produção de cannabis do país para as indústrias farmacêutica e têxtil, o país ainda é o maior produtor de maconha para uso recreativo do continente.

Mais conhecida por seu consumo como entorpecente, a cannabis sativa também é utilizada para a produção de canabidiol, óleo utilizado no tratamento de várias doenças, como epilepsia, e de uma fibra resistente e durável, o cânhamo, largamente empregada na indústria têxtil. Países como China, Marrocos e Canadá, grandes produtores da planta, direcionam toda sua produção para estes segmentos. *Informações da PRF

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

polícia
Carro furtado em SP é interceptado na BR-262 e duas mulheres acabam presas
polícia
PRF apreende mais de 155 kg de cocaína após perseguição na BR-060
Polícia
PM apreende mais de 34 quilos de drogas na área rural de Corumbá
Polícia
Corumbá lança campanha "Celular Seguro" com ação integrada
polícia
PRF apreende mais de 195 kg de drogas escondidas em carga de ureia
Polícia
Passageiro abandona mochilas com quase 10 quilos de maconha em Corumbá
Política
MS é 3º lugar no ranking nacional de déficit de vagas em presídios
Polícia
Civil incinera mais de 500 quilos de drogas apreendidas em Corumbá
polícia
Família de líder do TCP é detida ao tentar chegar à fronteira em MS
Polícia
Condenado por estupro de vulnerável é preso em Corumbá

Mais Lidas

geral
Cliente denuncia pão mofado com data adulterada em mercado de Corumbá
saúde
Santa Casa inaugura nova recepção e reabre entrada original do hospital
plantão
Corpo é localizado no rio após emergir sob embarcação no Porto Limoeiro
Cultura
Ladário inaugura "Natal Luz" com mais de 3 km de decoração temática