Um homem de 48 anos, detido em maio com mais de meia tonelada de drogas escondidas sob minério de ferro, voltou à prisão por decisão do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS). A medida atende a um pedido do Ministério Público, que havia contestado a liberdade provisória concedida dias após o flagrante.
A abordagem foi feita no dia 11 de maio nas imediações da ponte sobre o Rio Paraguai. Durante a fiscalização, foram localizados 292,3 kg de cloridrato de cocaína, 253 kg de pasta base e 2,6 kg de maconha, todos camuflados no carregamento de minério que seguia rumo a São Paulo.
Apesar da gravidade do caso, o suspeito havia sido liberado por decisão da primeira instância, que considerou sua ausência de antecedentes e a falta de provas de vínculo com organizações criminosas.
Inconformado, o Ministério Público ingressou com recurso e medida cautelar pedindo a prisão preventiva. A promotora Gabriela Rabelo Vasconcelos argumentou que a soltura ignorava os critérios legais que justificam o encarceramento, como o risco à ordem pública e à aplicação da lei penal, conforme o artigo 312 do Código de Processo Penal.
O recurso foi aceito nesta segunda-feira (02), quando o juiz substituto de segundo grau Alexandre Corrêa Leite apontou que a grande quantidade e variedade de drogas, somadas aos indícios de envolvimento com o tráfico, tornam necessária a prisão para evitar novos crimes e preservar a credibilidade do sistema de Justiça.
A decisão liminar será ainda submetida à avaliação do colegiado do Tribunal de Justiça.*Com informações do MPMS.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

PM apreende mais de 34 quilos de drogas na área rural de Corumbá

Corumbá lança campanha "Celular Seguro" com ação integrada

PRF apreende mais de 195 kg de drogas escondidas em carga de ureia

Passageiro abandona mochilas com quase 10 quilos de maconha em Corumbá

MS é 3º lugar no ranking nacional de déficit de vagas em presídios

Civil incinera mais de 500 quilos de drogas apreendidas em Corumbá

Família de líder do TCP é detida ao tentar chegar à fronteira em MS

Condenado por estupro de vulnerável é preso em Corumbá

PF apreende 75 toneladas de insumo usado na produção de cocaína



Decisão reverte liberdade concedida após flagrante; drogas estavam escondidas em carga de minério a caminho de São Paulo. (Foto: PRF)

