Menu
domingo, 14 de dezembro de 2025
Regulariza Corumbá - Dezembro
Andorinha - WhatsApp
Polícia

Exames de DNA feitos pela Polícia Científica ajudam a garantir identidade e cidadania em MS

12 junho 2025 - 11h04Maria Ester Jardim Rossoni, Comunicação Polícia Científica

"Ele só queria saber quem era o pai". O pedido chegou por meio do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul): um adolescente, criado apenas com o nome da mãe, esperava há anos por uma resposta simples, mas definitiva. A investigação de paternidade foi autorizada judicialmente e encaminhada à Polícia Científica, sem custo para a família.

O exame foi realizado pelo IALF (Instituto de Análises Laboratoriais Forenses), unidade da instituição especializada em análises genéticas. Em silêncio, com base em critérios técnicos, o laudo comprovou o que anos de processo não haviam conseguido resolver. Esse foi só mais um de vários casos que, como esse, se multiplicam.

Entre 2014 e 2024, foram emitidos 1.858 laudos periciais em processos cíveis pela Polícia Científica de Mato Grosso do Sul — todos voltados à confirmação de vínculos biológicos. A maioria dos exames refere-se a ações de investigação de paternidade e maternidade.

"Esse trabalho é possível graças a uma política pública consolidada desde 1998, que garante o acesso gratuito ao exame de DNA para pessoas beneficiárias da justiça gratuita, por meio de encaminhamento judicial", explica a perita criminal Josemirtes Prado da Silva, diretora do IALF.

"A triagem para verificar se a parte tem direito à gratuidade é feita pelo próprio juiz. Assim que o pedido é autorizado, damos andamento ao exame com total rigor técnico", complementa.

Nos últimos anos, a área de genética forense evoluiu significativamente. Segundo a perita criminal, melhorias como o uso de mais marcadores genéticos, novas técnicas de extração de DNA, informatização dos laudos e padronização conforme normas internacionais tornaram o processo mais preciso e eficiente. "A tecnologia avançou, mas o que mais nos marca é o impacto humano que esse trabalho provoca".

E esse impacto não é pequeno. Para muitas famílias, o laudo pericial é mais do que um documento técnico: é a chance de encerrar uma disputa judicial, garantir pensão alimentícia, assegurar o nome do pai no registro civil e, em muitos casos, permitir o reconhecimento tardio da paternidade.

"Já proporcionamos reencontros emocionantes entre pais e filhos após anos ou até décadas de afastamento. Situações assim mostram o valor real do que fazemos aqui", relata a diretora.

A atuação do Instituto também se estende a casos em que o suposto pai é falecido. "Tivemos situações em que apenas o material ósseo, obtido por exumação, estava disponível — e mesmo assim conseguimos dar uma resposta definitiva", afirma.

"Não se trata apenas de um exame, mas de garantir que cada pessoa tenha o direito de conhecer sua origem", destaca.

Ao unir ciência e justiça, a Polícia Científica de Mato Grosso do Sul fortalece a garantia de direitos fundamentais, oferecendo respostas técnicas que ajudam a transformar vidas, mesmo nos casos em que o nome do pai não vem de uma fala, mas de um laudo.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Polícia
PM apreende mais de 34 quilos de drogas na área rural de Corumbá
Polícia
Corumbá lança campanha "Celular Seguro" com ação integrada
polícia
PRF apreende mais de 195 kg de drogas escondidas em carga de ureia
Polícia
Passageiro abandona mochilas com quase 10 quilos de maconha em Corumbá
Política
MS é 3º lugar no ranking nacional de déficit de vagas em presídios
Polícia
Civil incinera mais de 500 quilos de drogas apreendidas em Corumbá
polícia
Família de líder do TCP é detida ao tentar chegar à fronteira em MS
Polícia
Condenado por estupro de vulnerável é preso em Corumbá
polícia
PF apreende 75 toneladas de insumo usado na produção de cocaína
polícia
Operação Ágata Pantanal IV combate crimes e reforça segurança na fronteira

Mais Lidas

Cultura
Ladário abre o Natal com noite de programação especial neste sábado (13)
Cultura
Abertura do Jardim de Natal encanta o público em Corumbá
Esporte
Corumbá Fight Combat: o maior evento de MMA do centro-oeste é neste sábado (13)
Meio Ambiente
Primeira chamada do PSA classificou 45 propriedades rurais do Pantanal