José Domingos Martinez de Camargo, ex-diretor da Unidade Educacional de Internação (Unei) Pantanal, foi condenado a nove anos, um mês e 15 dias de reclusão em regime fechado. A sentença, proferida no último dia 15 de maio, foi divulgada nesta terça-feira (20) e é resultado de um processo que apurou crimes de peculato, falsificação de documentos e furto de combustível.
Conforme o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), os crimes ocorreram entre os anos de 2019 e 2022. Nesse período, o ex-diretor utilizou sua posição para fraudar registros oficiais, incluindo a falsificação de folhas de frequência de servidores, o que permitiu o pagamento irregular a funcionários que não compareciam ao trabalho.
As investigações também revelaram que José Domingos desviava combustível da frota da Unei. O material era vendido de forma clandestina ou utilizado para fins particulares, como em corridas por aplicativo. Uma das testemunhas relatou ter pago R$ 10 por uma corrida realizada pelo próprio ex-diretor em um carro oficial.
O MPMS apresentou denúncia e solicitou, além da condenação, a reparação dos danos causados aos cofres públicos. O juiz Idail de Toni Filho atendeu ao pedido e impôs ainda uma multa equivalente a 201 dias-multa.
A exoneração de José Domingos foi publicada em dezembro do ano passado, quando ele já respondia ao processo. Durante o julgamento, a defesa pediu a absolvição por suposta falta de provas ou, alternativamente, a redução da pena, argumentando que o réu colaborou com as investigações e manteve boa conduta.*Com informações do Campo Grande News.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Carro furtado em SP é interceptado na BR-262 e duas mulheres acabam presas

PRF apreende mais de 155 kg de cocaína após perseguição na BR-060

PM apreende mais de 34 quilos de drogas na área rural de Corumbá

Corumbá lança campanha "Celular Seguro" com ação integrada

PRF apreende mais de 195 kg de drogas escondidas em carga de ureia

Passageiro abandona mochilas com quase 10 quilos de maconha em Corumbá

MS é 3º lugar no ranking nacional de déficit de vagas em presídios

Civil incinera mais de 500 quilos de drogas apreendidas em Corumbá

Família de líder do TCP é detida ao tentar chegar à fronteira em MS



José Domingos Martinez de Camargo foi condenado por usar cargo público para desviar recursos da Unei. (Foto:Coordenadoria Regional de Educação de Corumbá)


