Dia Nacional de Conscientização Álcool Zero terá fiscalização intensificada em todo o país nesta quinta-feira (30).
(Foto: Divulgação/PRF)
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realiza, nesta quinta-feira (30), o Dia Nacional de Conscientização Álcool Zero no Trânsito. A iniciativa marca uma mobilização nacional para intensificar a fiscalização de alcoolemia e retirar de circulação condutores que colocam a vida em risco sob efeito de bebida. A ação ocorre de forma integrada com o Sistema Nacional de Trânsito (SNT), envolvendo órgãos como o Detran, a Polícia Militar e a Polícia Civil.
Apesar de uma leve queda no número total de ocorrências, a violência desses acidentes tornou-se mais grave. Dados da PRF mostram que, em 2025, 223 pessoas morreram em rodovias federais em sinistros causados por embriaguez — um aumento em relação às 194 mortes registradas em 2024. Ao todo, mais de 3,2 mil pessoas ficaram feridas no último ano.
| Ano | Acidentes (álcool) | Mortos | Feridos |
| 2024 | 3.854 | 194 | 3.108 |
| 2025 | 3.685 | 223 | 3.219 |
O levantamento estatístico aponta que os momentos de maior risco se concentram nos finais de semana (sábados e domingos) e nos períodos da noite e madrugada. Somente em 2025, a PRF realizou 3,5 milhões de testes de etilômetro, resultando em uma média de 51 flagrantes diários nas BRs.
As autoridades reforçam que a recusa ao teste do bafômetro gera as mesmas penalidades que o teste positivo: multa de R$ 2.934,70, suspensão da CNH por 12 meses e retenção do veículo.
Para a PRF, a direção sob influência de álcool é um dos principais fatores para o alto custo do sistema público de saúde. A estratégia de ações simultâneas e integradas busca fortalecer a mensagem de tolerância zero, visando reduzir tanto a perda de vidas quanto os gastos gerados pelo atendimento a vítimas de violência no trânsito.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também
Exército apreende mais de 13 kg de drogas em ônibus em Corumbá
Exército e Receita Federal apreendem 26 kg de drogas em Corumbá
Operação contra tráfico de drogas prende dois e fecha pontos de venda
PRF monta operação com 200 agentes para COP-15 em Campo Grande
Operação Iscariotes reprime organização criminosa que recrutava agentes públicos em MS e MG
Civil procura suspeito de participação em tentativa de homicídio em Corumbá
Casal que saiu de MS com criança de 9 anos é preso com carga recorde de maconha
Ação integrada intercepta carregamento de cocaína e identifica 36 imigrantes irregulares em MS
"É só o mínimo", diz irmã de Lucas Souto Julião após autor se entregar na delegacia