Reunião entre representantes de entidades ambientais, prefeitura e vereadores, realizada na quarta-feira, 18 de junho, definiu o reforço de campanhas educativas para conscientizar a população sobre como afugentar onças que têm invadido áreas urbanas da cidade.
A ação é uma resposta direta ao aumento dos registros de felinos na região urbana, motivado, segundo especialistas, pela escassez de alimentos no Pantanal em decorrência das queimadas ocorridas em 2024.
A reunião com o prefeito foi proposta pelos vereadores, após encontro na Câmara com Chicão Vianna e o capitão Jorge Manoel Martins Junior, comandante da 2ª Companhia da Polícia Militar Ambiental (PMA). Também participaram representantes do Instituto Homem Pantaneiro (IHP), Fundação de Meio Ambiente do Pantanal, Ibama, Prevfogo e das secretarias municipais de Infraestrutura e de Educação.
Entre as medidas acordadas, destacam-se: campanhas educativas junto à imprensa local e nas redes sociais, orientando a população sobre como evitar atrair os felinos; melhoria da limpeza urbana, sobretudo nas regiões de maior incidência de onças, com apoio da Secretaria de Infraestrutura; iluminação pública em pontos críticos; instalação de equipamentos tecnológicos para inibir a presença dos animais e monitoramento constante por meio de rondas ambientais.
Reunião foi solicitada pelos vereadores de Corumbá. Foto: Renê Marcio Carneiro/PMCDois números de WhatsApp foram disponibilizados para alertas sobre a presença de onças: (67) 99936-0164, da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal, e (67) 99966-4052, da PMA. O telefone 190 da Polícia Militar também segue à disposição.
Participaram do encontro o presidente da Câmara Ubiratan Canhete de Campos Filho (Bira); e os vereadores Chicão Vianna; Hanna Santana; Hesley Sant'Ana; Edinaldo Neves, Élio Jr.; Jovan Temeljkovitch; Marcelo Araújo; Youssef Salla, Matheus Cazarin e Genilson José. *Com informações da PMC e CMC
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

UFMS é a 2ª federal e a 3ª universidade mais sustentável do Brasil

Primeira chamada do PSA classificou 45 propriedades rurais do Pantanal

Plano para BR-262 avança com ações contra mortes de animais no Pantanal

Proprietários rurais vão receber até R$ 100 mil por áreas preservadas

Governo federal lança painel inédito para rastrear gastos ambientais

MS inaugura novo centro de triagem para atendimento à animais silvestres

Corumbá recebe 1º Simpósio Internacional sobre Bem-Estar Animal

Balanço da Operação Pantanal 2025 registra redução histórica de focos e área queimada

MS reforça manejo do fogo e prevenção mesmo com redução de incêndios



Especialistas apontam que a escassez de alimentos no Pantanal, em decorrência das queimadas em 2024, é um dos principais motivos para o surgimento de onças na área urbana. (Foto: Renê Marcio Carneiro/PMC)

