Reunião entre representantes de entidades ambientais, prefeitura e vereadores, realizada na quarta-feira, 18 de junho, definiu o reforço de campanhas educativas para conscientizar a população sobre como afugentar onças que têm invadido áreas urbanas da cidade.
A ação é uma resposta direta ao aumento dos registros de felinos na região urbana, motivado, segundo especialistas, pela escassez de alimentos no Pantanal em decorrência das queimadas ocorridas em 2024.
A reunião com o prefeito foi proposta pelos vereadores, após encontro na Câmara com Chicão Vianna e o capitão Jorge Manoel Martins Junior, comandante da 2ª Companhia da Polícia Militar Ambiental (PMA). Também participaram representantes do Instituto Homem Pantaneiro (IHP), Fundação de Meio Ambiente do Pantanal, Ibama, Prevfogo e das secretarias municipais de Infraestrutura e de Educação.
Entre as medidas acordadas, destacam-se: campanhas educativas junto à imprensa local e nas redes sociais, orientando a população sobre como evitar atrair os felinos; melhoria da limpeza urbana, sobretudo nas regiões de maior incidência de onças, com apoio da Secretaria de Infraestrutura; iluminação pública em pontos críticos; instalação de equipamentos tecnológicos para inibir a presença dos animais e monitoramento constante por meio de rondas ambientais.

Dois números de WhatsApp foram disponibilizados para alertas sobre a presença de onças: (67) 99936-0164, da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal, e (67) 99966-4052, da PMA. O telefone 190 da Polícia Militar também segue à disposição.
Participaram do encontro o presidente da Câmara Ubiratan Canhete de Campos Filho (Bira); e os vereadores Chicão Vianna; Hanna Santana; Hesley Sant'Ana; Edinaldo Neves, Élio Jr.; Jovan Temeljkovitch; Marcelo Araújo; Youssef Salla, Matheus Cazarin e Genilson José. *Com informações da PMC e CMC
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Novas regras para uso do fogo facilitam licenciamento ambiental em MS

Pantanal tem redução histórica de incêndios no primeiro semestre de 2025

Ladário realiza primeira Feira Agroecológica com produtos frescos locais

Chuvas reduzem focos de incêndio no Pantanal em mais de 90% em junho

Após incêndios em 2024, MPMS planeja ações preventivas no Pantanal

Acúmulo de lixo é retirado de esquina usada como ponto de descarte em Corumbá

Imasul reforça orientações para aceiros e procedimentos sem licenciamento

Imasul divulga mapa de áreas prioritárias para queima prescrita no Pantanal

Onça Miranda, tratada no CRAS, é vista com filhote após voltar ao Pantanal
