Menu
sexta, 05 de dezembro de 2025
Câmara de Corumbá - Boas Festas
Natureza

Pantanal enfrenta pior seca em 40 anos e perde 75% das áreas alagadas

Levantamento do MapBiomas mostra que o bioma vive década mais seca desde 1985, com impacto recorde

12 novembro 2025 - 15h47Danielly Carvalho

O Pantanal, a maior planície alagável do mundo, vive o período mais seco das últimas quatro décadas. O levantamento, feito pelo MapBiomas a partir da Coleção 10 de mapas de cobertura e uso da terra no Brasil, revela uma queda drástica na área que permanece alagada anualmente: de 1,6 milhão de hectares entre 1985 e 1994 para apenas 460 mil hectares entre 2014 e 2024, uma redução de 75%.

O ano de 2024 foi o mais seco de toda a série histórica, com a área alagada 73% abaixo da média. A última grande cheia, em 2018, foi 22% mais seca que a registrada em 1988, a primeira da série. Os dados mostram que o bioma tem enfrentado cheias menores e secas mais severas a cada década.

As mudanças no regime de águas do Pantanal estão diretamente ligadas às transformações no Planalto da Bacia do Alto Paraguai (BAP), região que abastece os rios pantaneiros e compreende partes de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Segundo o estudo, a perda de vegetação nativa no Planalto foi intensa: em Mato Grosso, caiu de 72% para 46%, e em Mato Grosso do Sul, de 59% para 36%, o que representa uma redução total de 5,2 milhões de hectares desde 1985.

Nesse mesmo período, a agricultura aumentou quase quatro vezes, ocupando 1,4 milhão de hectares, sendo a soja responsável por 80% dessas áreas. A pastagem também se expandiu sobre a vegetação nativa, ganhando 4,4 milhões de hectares e modificando profundamente o equilíbrio hídrico da região.

"As variações climáticas e precipitação na BAP determinam o pulso anual de cheias no Pantanal. A perda de Florestas e Savanas fragiliza a proteção dos solos nas cabeceiras do bioma, o que interfere no fluxo de água que chega na Planície. Em 1985, 33% do Planalto, ou sete milhões de hectares, já eram de uso antrópico. Em 2024, praticamente 60% do Planalto é antropizado", explica Eduardo Reis Rosa, coordenador da equipe Pantanal do MapBiomas.

Outro ponto crítico é o vigor das pastagens. No Planalto, 63% das áreas apresentavam baixo ou médio vigor vegetativo em 2024. Já na Planície Pantaneira, a situação é ainda mais preocupante: 85% das pastagens estão degradadas ou em condição intermediária. A conversão de vegetação nativa para pastagem foi de 1,7 milhão de hectares em quatro décadas.

A mineração, embora ocupe menor área, foi a atividade que mais cresceu proporcionalmente na última década, com aumento de 60%. No total, as áreas agropecuárias da Bacia do Alto Paraguai passaram de 21% em 1985 para 40% em 2024, o que representa 7,5 milhões de hectares convertidos de vegetação nativa em apenas 40 anos.

O levantamento reforça o alerta para a necessidade de políticas públicas e ações integradas de conservação, já que as mudanças no Planalto impactam diretamente o equilíbrio do Pantanal, um dos ecossistemas mais ricos e sensíveis do planeta.*Com informações do MapBiomas.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.  

Deixe seu Comentário

Leia Também

Meio Ambiente
Balanço da Operação Pantanal 2025 registra redução histórica de focos e área queimada
meio ambiente
MS reforça manejo do fogo e prevenção mesmo com redução de incêndios
Meio Ambiente
"Representar o Pantanal na COP 30 foi transformador", diz universitária de Corumbá
Assistência Social
Trabalhadores do Pantanal recebem equipamentos de proteção individual destinados pelo MPT-MS
Meio Ambiente
Sobrevoo percorre quase 500 km para monitorar cabeceiras do Pantanal
Meio Ambiente
Símbolo nacional da biodiversidade ainda enfrenta desafios para conservação
meio ambiente
Ação "Entre Pegadas" leva educação ambiental ao Ecoparque Cacimba
meio ambiente
Chuva ajuda a estabilizar incêndio que queimou área da Estrada Parque
Meio Ambiente
Seminário antecipa soluções de enfrentamento e prevenção a incêndios
meio ambiente
Incêndio avança há três dias em área isolada do Pantanal de Corumbá

Mais Lidas

polícia
Ligação clandestina de água gera flagrante e mobiliza policiais em Corumbá
Esporte
Impasse entre Liga e Corumbaense pode deixar o clube fora do Estadual de 2026
Homenagem
Antigo Mercadão Municipal recebe o nome do ex-prefeito Dr. Edimir Moreira Rodrigues
saúde
Beneficiárias recebem mensagens sobre retirada de absorventes no SUS