Menu
segunda, 08 de dezembro de 2025
Regulariza Corumbá - Dezembro
Andorinha - WhatsApp
Natureza

Pantanal de MS recebe a implantação de uma nova Brigada Comunitária

30 julho 2025 - 12h42Gesiane S. Lourenço com Ecoa

Uma nova brigada comunitária voluntária foi formada no Pantanal de Mato Grosso do Sul (MS), município de Miranda, distante 220 km de Corumbá, para fortalecer a prevenção e resposta aos incêndios florestais na região que todos os anos enfrenta altos índices de incêndios florestais. A formação dos novos brigadistas comunitários foi ministrada pelo Prevfogo/Ibama por meio da articulação e organização da Ecoa.

Seis moradores do Assentamento Tupã-Baê participaram do treinamento entre os dias 28 e 29 de julho com parte teórica e prática, e receberam Equipamentos de Proteção Individual e equipamentos de combate. Esta é a primeira brigada formada em assentamento do município. Em homenagem ao Prevfogo, o nome escolhido para a brigada foi Prev Tupã.

Para a especialista da Ecoa, Fernanda Cano, “ter a brigada comunitária voluntária no Assentamento Tupã Baê é estratégico e importante no Manejo Integrado do Fogo (MIF) e para a proteção e conservação de seus lotes, visto que o assentamento está localizado na borda do Pantanal, somando-se às outras quatro brigadas comunitárias voluntárias existentes no município de Miranda”.

A iniciativa faz parte do projeto Fortalecendo Brigadas Comunitárias Voluntárias e Ações de Manejo Integrado do Fogo, apoiado pelo Fundo Casa Socioambiental em parceria com o Juntos pelo Pantanal, projeto do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ)  com apoio do GEF Terrestre, por meio do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio). A Prefeitura de Miranda também colabora com a ação.

Júlia Boock, especialista técnica do IPÊ e coordenadora do Juntos pelo Pantanal, explica que com essa ação, Miranda passa a contar com cinco brigadas comunitárias e duas brigadas federativas em operação, consolidando-se no enfrentamento aos incêndios florestais no Pantanal.

“As brigadas atuarão no combate inicial aos focos de incêndio, promovendo a primeira resposta, de forma mais rápida e articulada, em conjunto com a Brigada da Terra Indígena Federativa Lalima. A iniciativa reforça a estratégia de prevenção e MIF na região, aliando conhecimento técnico e saberes tradicionais”, destaca.

André Antônio da Silva, eleito chefe da brigada, sente que agora o grupo está preparado para a primeira resposta ao fogo. “Com certeza não vai ser em vão esse treinamento que nós tivemos aqui. De pronto a gente aceitou fazer parte dessa turma e da primeira brigada aqui do assentamento e com certeza vai ter muitos proveitos aqui”.

Além do curso, o projeto executado pela Ecoa promoveu a criação do Comitê do Fogo em Miranda a partir do Decreto N° 4.306 de 13 de junho de 2025, reforçando a estratégia de prevenção e controle de incêndios na região.

Nos próximos dois dias será a vez das comunidades Bandeiras e Trevo Carandazal passarem por reciclagem para manter o treinamento atualizado.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal. 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

meio ambiente
Corumbá recebe 1º Simpósio Internacional sobre Bem-Estar Animal
Meio Ambiente
Balanço da Operação Pantanal 2025 registra redução histórica de focos e área queimada
meio ambiente
MS reforça manejo do fogo e prevenção mesmo com redução de incêndios
Meio Ambiente
"Representar o Pantanal na COP 30 foi transformador", diz universitária de Corumbá
Assistência Social
Trabalhadores do Pantanal recebem equipamentos de proteção individual destinados pelo MPT-MS
Meio Ambiente
Sobrevoo percorre quase 500 km para monitorar cabeceiras do Pantanal
Meio Ambiente
Símbolo nacional da biodiversidade ainda enfrenta desafios para conservação
meio ambiente
Ação "Entre Pegadas" leva educação ambiental ao Ecoparque Cacimba
meio ambiente
Chuva ajuda a estabilizar incêndio que queimou área da Estrada Parque
Meio Ambiente
Seminário antecipa soluções de enfrentamento e prevenção a incêndios

Mais Lidas

saúde
Projeto Casa Rosa deve realizar 400 consultas até sexta-feira em Corumbá
Geral
Carteira de motorista: novas regras passam a valer esta semana
saúde
MS tem a maior cobertura em telessaúde do centro-oeste
Economia
Boom industrial impulsiona capacitação e coloca MS entre os líderes em emprego