Essa é a quarta edição do evento que tem por objetivo promover a consciência ambiental, o engajamento cidadão e a responsabilidade coletiva dentro e fora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Entre os dias 2 e 6 de junho, a universidade irá promover encontros nas suas 10 unidades no estado, com abordagens a diversos temas relevantes a causa ambiental.
Além das palestras, a Semana do Lixo Zero da UFMS também irá recolher resíduos sólidos, que em edições anteriores já deu a destinação correta para mais de 750 kg de lixo eletrônico. A programação é gratuita e no geral não exige inscrição prévia, porém uma ficha de cadastro é necessária para emissão de certificado de participação. Na edição de 2024 foram emitidos 793 certificados e para este ano, a expectativa é superar esse número.
No Câmpus Pantanal da UFMS, a programação terá Feira Ecológica, palestra sobre a interação entre humanos e onças pintadas, gestão de resíduos sólidos, plantio de mudas, paisagismo, queimadas de lixo e uma oficina sobre bolsas recicláveis utilizando banners. Confira todas as datas e horários abaixo:

Vivina Sol, pró-reitora de Cidadania e Sustentabilidade (Procids) da UFMS, destaca que a "A Semana Lixo Zero é uma ação estratégica e educativa que vai muito além da destinação correta de resíduos. Através de atividades práticas, como o plogging, campanhas de arrecadação e rodas de conversa, conseguimos dialogar com a comunidade sobre temas fundamentais como sustentabilidade, consumo consciente e economia circular. É um momento em que a Universidade cumpre seu papel social de formar cidadãos comprometidos com o futuro do planeta. Além disso, a Semana Lixo Zero reforça os compromissos da UFMS com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas”, reforça.
Durante todos os dias de evento, iniciado oficialmente nesta segunda-feira, 26 de maio, todo o campus terá coletores para a entrega voluntária dos resíduos. Cada unidade receberá tipos específicos de resíduos, portanto é essencial que os participantes fiquem atentos às datas e orientações disponíveis nos locais.
Para Leonardo Chaves, diretor de Sustentabilidade (Dides) da UFMS, as expectativas para a edição 2025 são bastante positivas. Ele destaca que o diálogo com os campus foi ampliado e fortalecido com parcerias locais, o que deve resultar em maior alcance e diversidade nas ações. "Esperamos aumentar significativamente o número de participantes e também a quantidade de resíduos corretamente encaminhados para reciclagem ou descarte ambientalmente adequado”, reforça.
Para o diretor da Dides, outro ponto importante é a integração com o Mês do Meio Ambiente e a campanha institucional Eu Respeito. “Isso que nos permite somar forças e promover uma agenda mais ampla de sustentabilidade e cidadania. Esperamos que a comunidade universitária e a sociedade local se envolvam ativamente, tornando a Semana Lixo Zero UFMS 2025 um exemplo de mobilização e transformação”, salienta.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

UFMS é a 2ª federal e a 3ª universidade mais sustentável do Brasil

Primeira chamada do PSA classificou 45 propriedades rurais do Pantanal

Plano para BR-262 avança com ações contra mortes de animais no Pantanal

Proprietários rurais vão receber até R$ 100 mil por áreas preservadas

Governo federal lança painel inédito para rastrear gastos ambientais

MS inaugura novo centro de triagem para atendimento à animais silvestres

Corumbá recebe 1º Simpósio Internacional sobre Bem-Estar Animal

Balanço da Operação Pantanal 2025 registra redução histórica de focos e área queimada

MS reforça manejo do fogo e prevenção mesmo com redução de incêndios



Programação acontece entre os dias 2 e 6 de junho. (Foto: Divulgação/UFMS)


