Menu
segunda, 08 de dezembro de 2025
Câmara de Corumbá - Boas Festas
Andorinha - WhatsApp
Natureza

"Não foi um ataque direcionado ao ser humano", diz veterinária do Ibama

08 agosto 2025 - 10h23Gesiane S. Lourenço

Após o ataque sofrido por Valdinei da Silva Pereira, de 57 anos, na noite de quarta-feira, 06, nas imediações do Mirante da Capivara, no bairro Generoso, em Corumbá, o Ibama considera montar uma operação para capturar a onça-pintada, que segundo relato de moradores, está rondando a região desde maio desse ano. 

O próprio Valdinei afirmou que essa não é a primeira vez que ele enfrenta o felino, nem é o primeiro cachorro que ele perde para a onça. Segundo o morador, em outra ocasião, ele utilizou um pedaço de madeira para espantar o animal, que tentava abocanhar um dos seus cães. Valdinei diz que já perdeu dois cachorros para a onça e que dessa vez foi surpreendido pelo animal, no momento em que descia pelo quintal para tomar banho. 

Valdinei, foi atacado pela onça ao tentar salvar seu cachorro, que infelizmente foi levado pelo animal. Foto: Arquivo Pessoal

Apesar do ataque brutal, o morador sobreviveu apenas com lesões no rosto. Ele buscou assistência médica na manhã seguinte ao acidente que acendeu o alerta de risco eminente na região. Desde março desse ano, o aparecimento de onças-pintadas nas áreas povoadas de Corumbá tem assutado os moradores. Desde então, ambientalistas e órgãos competentes estão mobilizados em ações educativas com orientações sobre cuidados e medidas preventivas para evitar ataques e, um plano de ação está em prática para afugentar os felinos.

Em ação conjunta, o Ibama, a Polícia Militar Ambienta, o ICMBio e a Fundação do Meio Ambiente do Pantanal instalaram repetentes luminosos e câmeras de monitoramento em pontos estratégicos. A orientação é que as pessoas residentes nos locais considerados de risco, se mantenham alertas e não oportunizem situações de vulnerabilidade. Animais domésticos precisam ser recolhidos à noite, os quintais devem ser iluminados e limpos rotineiramente e, as pessoas devem evitar transitar do lado de fora da casa no período noturno, horário em que as onças têm preferência.

Em coletiva realizada no final dessa quinta-feira, 07 de agosto, a médica veterinária do Ibama, Fabiane Souza, responsável para fauna de Mato Grosso do Sul, relatou que é importante destacar que no caso ocorrido na noite de quarta-feira, o ataque da onça não foi direcionado diretamente ao morador, mas sim ao animal doméstico que estava no quintal. A veterinária afirma que a possibilidade de capturar o felino para que ele seja realocado é avaliada pelo Ibama, em conjunto com o ICMBio.

"As ações do Ibama para monitorar os felinos nas regiões povoadas do pantanal não foram interrompidas, instalamos repelentes luminosos e câmeras para entender o comportamento desses animais, além disso, moradores foram orientados sobre como se protegerem. As medidas de prevenção precisam ser tomadas por todos. Estamos avaliando termos técnicos para uma possível captura desse animal para que ele seja realocado para outra região do Pantanal, lugar que é seu habitat natural", diz a veterinária.

Fabiane afirma que todas as medidas necessárias estão sendo tomadas, com intensificação das ações realizadas em conjunto com todos os órgãos competentes como a Fundação do Meio Ambiente do Pantanal, Instituto Homem Pantaneiro, Polícia Militar Ambiental e ICMBio.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.   

Deixe seu Comentário

Leia Também

meio ambiente
Corumbá recebe 1º Simpósio Internacional sobre Bem-Estar Animal
Meio Ambiente
Balanço da Operação Pantanal 2025 registra redução histórica de focos e área queimada
meio ambiente
MS reforça manejo do fogo e prevenção mesmo com redução de incêndios
Meio Ambiente
"Representar o Pantanal na COP 30 foi transformador", diz universitária de Corumbá
Assistência Social
Trabalhadores do Pantanal recebem equipamentos de proteção individual destinados pelo MPT-MS
Meio Ambiente
Sobrevoo percorre quase 500 km para monitorar cabeceiras do Pantanal
Meio Ambiente
Símbolo nacional da biodiversidade ainda enfrenta desafios para conservação
meio ambiente
Ação "Entre Pegadas" leva educação ambiental ao Ecoparque Cacimba
meio ambiente
Chuva ajuda a estabilizar incêndio que queimou área da Estrada Parque
Meio Ambiente
Seminário antecipa soluções de enfrentamento e prevenção a incêndios

Mais Lidas

Tempo
Segunda-feira chuvosa e abafada em Corumbá e Ladário
Região tem mínima de 23°C e máxima de 32°C
saúde
Sábado (13) é dia de doação de sangue em Corumbá
economia
Minha Casa, Minha Vida deverá contratar 3 milhões de moradias até 2026
Educação
Vestibular da UFMS registra mais de 2,8 mil ausentes em prova para 127 cursos