Por 180 dias o estado de Mato Grosso do Sul estará sob vigência de situação de emergência devido aos incêndios florestais que atingem o território. A medida foi publicada no DOE MS (Diário Oficial do Estado de Mato Grosso do Sul) desta quinta-feira (16).
Conforme a decisão, o decreto permite a mobilização de órgãos públicos e voluntários para combater os incêndios e minimizar os impactos ambientais e à saúde da população.
A Portaria GM/MMA nº 1.327, de 27 de fevereiro de 2025, do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, já havia definido Estado de Emergência Ambiental entre os meses de março a dezembro de 2025 para as mesorregiões Centro Norte, Leste, Pantanais Sul e Sudoeste de Mato Grosso do Sul.
O decreto estadual leva em conta a estiagem prolongada e o alto risco de queimadas apontados em nota técnica do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), além do parecer da CEPDEC-MS (Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil), que confirmou a ocorrência de desastres registrados no S2iD (Sistema Integrado de Informações sobre Desastres).
A situação de emergência permite que o Governo do Estado dispense licitações em contratações emergenciais e utilize propriedades particulares em casos de perigo público, garantindo indenização posterior em caso de danos.
O decreto também autoriza campanhas de arrecadação e o uso de voluntários nas ações de resposta, reabilitação e reconstrução das áreas atingidas.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Balanço da Operação Pantanal 2025 registra redução histórica de focos e área queimada

MS reforça manejo do fogo e prevenção mesmo com redução de incêndios

"Representar o Pantanal na COP 30 foi transformador", diz universitária de Corumbá

Trabalhadores do Pantanal recebem equipamentos de proteção individual destinados pelo MPT-MS

Sobrevoo percorre quase 500 km para monitorar cabeceiras do Pantanal

Símbolo nacional da biodiversidade ainda enfrenta desafios para conservação

Ação "Entre Pegadas" leva educação ambiental ao Ecoparque Cacimba

Chuva ajuda a estabilizar incêndio que queimou área da Estrada Parque

Seminário antecipa soluções de enfrentamento e prevenção a incêndios


Decreto tem validade de 180 dias. (Foto: Ayrton Benites/PMC)


