O incêndio foi identificado em morraria na região da Serra do Amolar, próximo à RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) Acurizal, em terras brasileiras, na fronteira com a Bolívia. Homens da brigada do Alto Pantanal, coordenada pelo IHP (Instituto Homem Pantaneiro), estão atuando contra o fogo desde a tarde deste domingo (28). O Instituto classifica que o incêndio é de difícil combate.
Após a temporada de incêndio de 2024, que causou sérios danos ambientais ao bioma, essa é a primeira ocorrência de fogo na região neste ano. O IHP ressalta que historicamente, o mês de setembro é o mais crítico e que o período tido como grave está terminando.
Os brigadistas atuam de maneira preventiva para impedir que o fogo avance e se preparam para um possível combate. O Prevfogo do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul já foram avisados e também devem prestar apoio, se necessário.
O fogo foi detectado às 11h45 deste domingo (28) pelo Sistema Pantera do IHP, mas ainda não há informações sobre a área já afetada. No momento em que as chamas foram acusadas pelo sistema, as condições do tempo eram favoráveis a propagação de fogo, a temperatura era registrada em 36ºC, a umidade relativa do ar estava em 29% e os ventos alcançavam 9 km/h. *Informações do CG News
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

UFMS é a 2ª federal e a 3ª universidade mais sustentável do Brasil

Primeira chamada do PSA classificou 45 propriedades rurais do Pantanal

Plano para BR-262 avança com ações contra mortes de animais no Pantanal

Proprietários rurais vão receber até R$ 100 mil por áreas preservadas

Governo federal lança painel inédito para rastrear gastos ambientais

MS inaugura novo centro de triagem para atendimento à animais silvestres

Corumbá recebe 1º Simpósio Internacional sobre Bem-Estar Animal

Balanço da Operação Pantanal 2025 registra redução histórica de focos e área queimada

MS reforça manejo do fogo e prevenção mesmo com redução de incêndios



Brigadistas atuam de maneira preventiva para impedir que o fogo avance e se preparam para um possível combate. (Foto: Divulgação/IHP)


