Menu
sexta, 05 de dezembro de 2025
Andorinha - Vendas por WhatsApp
Natureza

Empreendedores de MS levam produtos do Pantanal e Cerrado à COP 30

07 novembro 2025 - 10h45Danielly Carvalho

Empreendedores de Mato Grosso do Sul vão representar o Estado na 30ª Conferência das Partes (COP 30), marcada para acontecer entre os dias 10 e 21 de novembro, em Belém (PA). Por meio do Sebrae/MS, seis empresas locais vão enviar mais de mil produtos para exposição e comercialização, destacando a riqueza cultural e a biodiversidade do Pantanal e do Cerrado.

A COP 30 é promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU) e reúne líderes mundiais, cientistas, entidades e representantes da sociedade civil para discutir soluções frente às mudanças climáticas. Os produtos de Mato Grosso do Sul estarão na loja colaborativa do Sebrae, instalada na Green Zone, espaço aberto ao público e dedicado à sustentabilidade e à inovação.

“A participação dessas empresas na COP30 é um marco para o comércio de Mato Grosso do Sul. Primeiramente, essa presença posiciona o nosso Estado como um polo de economia criativa e sustentável, mostrando que é possível aliar desenvolvimento econômico à preservação da biodiversidade do Pantanal e do Cerrado. Para as empresas, é uma oportunidade única de acessar novos mercados, validar seus produtos em um cenário de alta visibilidade e estabelecer conexões comerciais estratégicas”, explica o analista-técnico do Sebrae/MS, Vinicius Pacheco.

As marcas selecionadas, Ybá Pet, Inspiraê, Lú Lopes Ateliê, Pimenta da Serra, Ateliê Anjos e Divina Joya, fazem parte do projeto Made in Pantanal, selo criado pelo Sebrae/MS para valorizar o território e identificar produtos de origem sustentável. A escolha foi feita por meio de edital voltado a negócios que utilizam matérias-primas locais e fortalecem comunidades regionais.

Luciene Lopes, do Lú Lopes Ateliê, vai expor bolsas e mochilas feitas com resíduos na COP 30. Foto: Divulgação

Entre as representantes está Maria Emília França, do Ateliê dos Anjos, que vê na participação da COP 30 a realização de um sonho. Ela iniciou o negócio em 2018, enquanto trabalhava em uma escola, e encontrou no crochê uma forma de lidar com a ansiedade. Com o tempo, passou a produzir peças inspiradas na cultura local e, em 2023, uniu influências japonesas e indígenas na criação de bonecas de crochê.

“Fiz uma conexão entre a cultura japonesa, que é a técnica japonesa, com a cultura dos povos indígenas em 2023, quando comecei a confeccionar. Nesse ano, em 2025, eu a lancei novamente, mas dessa vez através do Sebrae, o que mudou as vendas. E agora com a COP 30 ela vai ficar maior ainda e eu estou muito feliz”, comemorou.

Outra participante é Luciene Lopes Teixeira, do Lú Lopes Ateliê. Natural de Corumbá, ela começou a empreender ao perceber o potencial de transformar resíduos em arte. Inspirada por oficinas de costura e bordado do Instituto Moinho Cultural, Luciene abriu a empresa em 2018, com apoio do Sebrae/MS.

Hoje, ela utiliza lonas reaproveitadas dos Correios para confeccionar bolsas, mochilas e acessórios bordados com elementos da fauna e flora sul-mato-grossense. O acompanhamento técnico recebido impulsionou o crescimento do ateliê e garantiu presença em feiras e eventos nacionais.

“O Sebrae oferece muitas consultorias e, em um desses acompanhamentos, foram surgindo oportunidades de participar de grandes eventos como a RuralTur e o EmprendeFest, onde tive muita visibilidade. Agora, estou muito grata pela oportunidade de ter o meu trabalho exposto e comercializado na COP 30. Estar em um evento desse porte e com visibilidade internacional é gratificante”, celebrou a empreendedora.*Com informações da assessoria de imprensa Sebrae/MS.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.  

Deixe seu Comentário

Leia Também

Meio Ambiente
Balanço da Operação Pantanal 2025 registra redução histórica de focos e área queimada
meio ambiente
MS reforça manejo do fogo e prevenção mesmo com redução de incêndios
Meio Ambiente
"Representar o Pantanal na COP 30 foi transformador", diz universitária de Corumbá
Assistência Social
Trabalhadores do Pantanal recebem equipamentos de proteção individual destinados pelo MPT-MS
Meio Ambiente
Sobrevoo percorre quase 500 km para monitorar cabeceiras do Pantanal
Meio Ambiente
Símbolo nacional da biodiversidade ainda enfrenta desafios para conservação
meio ambiente
Ação "Entre Pegadas" leva educação ambiental ao Ecoparque Cacimba
meio ambiente
Chuva ajuda a estabilizar incêndio que queimou área da Estrada Parque
Meio Ambiente
Seminário antecipa soluções de enfrentamento e prevenção a incêndios
meio ambiente
Incêndio avança há três dias em área isolada do Pantanal de Corumbá

Mais Lidas

polícia
Ligação clandestina de água gera flagrante e mobiliza policiais em Corumbá
Esporte
Impasse entre Liga e Corumbaense pode deixar o clube fora do Estadual de 2026
Homenagem
Antigo Mercadão Municipal recebe o nome do ex-prefeito Dr. Edimir Moreira Rodrigues
saúde
Beneficiárias recebem mensagens sobre retirada de absorventes no SUS