Menu
sábado, 06 de dezembro de 2025
Câmara de Corumbá - Boas Festas
Natureza

Eloize representa o Pantanal na Pré-COP30 e destaca protagonismo jovem

25 outubro 2025 - 10h54Danielly Carvalho

Neste mês, Brasília sediou o encontro internacional “Pré-COP30: As Juventudes Falam ao Mundo”, reunindo jovens brasileiros e ibero-americanos para debaterem ações climáticas e trocarem experiências. Entre os delegados brasileiros, está a corumbaense, Eloize Inês Cáceres Duarte, de 19 anos, representante do bioma Pantanal. Ao Capital do Pantanal, ela  destacou a importância do evento para a construção de políticas ambientais.

“Foi um evento muito importante, muito bacana, muito rico em várias informações e conhecimentos”, afirmou Eloize, que participou de três momentos do encontro, incluindo a Juventude Fala ao Mundo, Juventudes Ibero-Americanas rumo à COP30 e o Youth04Climate. Ela descreveu essas experiências como oportunidades de vivenciar ações e perspectivas diversas de jovens líderes.

A delegada ressaltou que os aprendizados da pré-COP vão além da teoria. “Inúmeras! Mas sem sombra de dúvidas, o olhar para o outro. Tivemos a ciência de intercâmbio através dos outros participantes ibero-americanos e a oportunidade de compartilhar experiências de nossos territórios, alinhando trabalhos mais sustentáveis e pesquisas científicas”.

Delegada compartilha experiências sobre sustentabilidade e juventude climática. Foto: Arquivo Pessoal

Durante o evento, os jovens discutiram temas centrais da Carta Ambiental Ibero-Americana, como mitigação e adaptação à mudança climática, biodiversidade, recursos hídricos e poluição. Eloize destacou ainda o papel do Brasil em sediar a COP30.

“A conferência coloca o país no centro da agenda climática internacional, permitindo influenciar diretamente as negociações. Estar presente neste momento é muito importante para reforçar o protagonismo jovem e aplicar as discussões em nosso território”.

Para ela, a participação em eventos desse porte fortalece iniciativas locais de sustentabilidade. “Falar sobre o Pantanal sendo jovem, representar meu município, ou até mesmo estar presente nesse plano é muito especial, mas acima de tudo necessário. Retorno com a bagagem cheia de conhecimento e experiências que impulsionam a construção de ações concretas, passo a passo, como a formiga, construindo coisas enormes”.

Jovens de diferentes biomas brasileiros debatem prioridades para a COP30. foto: Arquivo Pessoal

A COP 30 será realizada em Belém (PA), de 10 a 21 de novembro de 2025. A expectativa é de um fluxo superior a 40 mil visitantes durante os principais dias do evento, incluindo cerca de 7 mil integrantes de equipes da ONU e delegações de países membros.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.  

Deixe seu Comentário

Leia Também

Meio Ambiente
Balanço da Operação Pantanal 2025 registra redução histórica de focos e área queimada
meio ambiente
MS reforça manejo do fogo e prevenção mesmo com redução de incêndios
Meio Ambiente
"Representar o Pantanal na COP 30 foi transformador", diz universitária de Corumbá
Assistência Social
Trabalhadores do Pantanal recebem equipamentos de proteção individual destinados pelo MPT-MS
Meio Ambiente
Sobrevoo percorre quase 500 km para monitorar cabeceiras do Pantanal
Meio Ambiente
Símbolo nacional da biodiversidade ainda enfrenta desafios para conservação
meio ambiente
Ação "Entre Pegadas" leva educação ambiental ao Ecoparque Cacimba
meio ambiente
Chuva ajuda a estabilizar incêndio que queimou área da Estrada Parque
Meio Ambiente
Seminário antecipa soluções de enfrentamento e prevenção a incêndios
meio ambiente
Incêndio avança há três dias em área isolada do Pantanal de Corumbá

Mais Lidas

polícia
Ligação clandestina de água gera flagrante e mobiliza policiais em Corumbá
Homenagem
Antigo Mercadão Municipal recebe o nome do ex-prefeito Dr. Edimir Moreira Rodrigues
saúde
Beneficiárias recebem mensagens sobre retirada de absorventes no SUS
Plantão
Vizinha aciona os Bombeiros e idoso é encontrado sem vida em apartamento no centro
Moradora estranhou a ausência do vizinho e ligou para central 193