Neste mês, Brasília sediou o encontro internacional “Pré-COP30: As Juventudes Falam ao Mundo”, reunindo jovens brasileiros e ibero-americanos para debaterem ações climáticas e trocarem experiências. Entre os delegados brasileiros, está a corumbaense, Eloize Inês Cáceres Duarte, de 19 anos, representante do bioma Pantanal. Ao Capital do Pantanal, ela destacou a importância do evento para a construção de políticas ambientais.
“Foi um evento muito importante, muito bacana, muito rico em várias informações e conhecimentos”, afirmou Eloize, que participou de três momentos do encontro, incluindo a Juventude Fala ao Mundo, Juventudes Ibero-Americanas rumo à COP30 e o Youth04Climate. Ela descreveu essas experiências como oportunidades de vivenciar ações e perspectivas diversas de jovens líderes.
A delegada ressaltou que os aprendizados da pré-COP vão além da teoria. “Inúmeras! Mas sem sombra de dúvidas, o olhar para o outro. Tivemos a ciência de intercâmbio através dos outros participantes ibero-americanos e a oportunidade de compartilhar experiências de nossos territórios, alinhando trabalhos mais sustentáveis e pesquisas científicas”.
Delegada compartilha experiências sobre sustentabilidade e juventude climática. Foto: Arquivo PessoalDurante o evento, os jovens discutiram temas centrais da Carta Ambiental Ibero-Americana, como mitigação e adaptação à mudança climática, biodiversidade, recursos hídricos e poluição. Eloize destacou ainda o papel do Brasil em sediar a COP30.
“A conferência coloca o país no centro da agenda climática internacional, permitindo influenciar diretamente as negociações. Estar presente neste momento é muito importante para reforçar o protagonismo jovem e aplicar as discussões em nosso território”.
Para ela, a participação em eventos desse porte fortalece iniciativas locais de sustentabilidade. “Falar sobre o Pantanal sendo jovem, representar meu município, ou até mesmo estar presente nesse plano é muito especial, mas acima de tudo necessário. Retorno com a bagagem cheia de conhecimento e experiências que impulsionam a construção de ações concretas, passo a passo, como a formiga, construindo coisas enormes”.
Jovens de diferentes biomas brasileiros debatem prioridades para a COP30. foto: Arquivo PessoalA COP 30 será realizada em Belém (PA), de 10 a 21 de novembro de 2025. A expectativa é de um fluxo superior a 40 mil visitantes durante os principais dias do evento, incluindo cerca de 7 mil integrantes de equipes da ONU e delegações de países membros.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Balanço da Operação Pantanal 2025 registra redução histórica de focos e área queimada

MS reforça manejo do fogo e prevenção mesmo com redução de incêndios

"Representar o Pantanal na COP 30 foi transformador", diz universitária de Corumbá

Trabalhadores do Pantanal recebem equipamentos de proteção individual destinados pelo MPT-MS

Sobrevoo percorre quase 500 km para monitorar cabeceiras do Pantanal

Símbolo nacional da biodiversidade ainda enfrenta desafios para conservação

Ação "Entre Pegadas" leva educação ambiental ao Ecoparque Cacimba

Chuva ajuda a estabilizar incêndio que queimou área da Estrada Parque

Seminário antecipa soluções de enfrentamento e prevenção a incêndios


Eloize (ao centro) durante participação em painel da Pré-COP30 representando o Pantanal. (Foto: Arquivo Pessoal)

