Menu
sábado, 13 de dezembro de 2025
Regulariza Corumbá - Dezembro
Andorinha - WhatsApp
Natureza

Corumbá pode adotar sistema para monitorar doenças e proteger fauna silvestre

23 julho 2025 - 17h17Danielly Carvalho com Assessoria, PMC

Corumbá deve adotar o uso do SISS-Geo, uma plataforma nacional que permite o monitoramento participativo de doenças em animais silvestres. A iniciativa foi apresentada durante uma reunião realizada nesta quarta-feira, 23 de julho, com a presença de representantes da Fiocruz, Embrapa Pantanal, Vigilância em Saúde e estudantes da Fundação Oswaldo Cruz.

O prefeito Dr. Gabriel participou do encontro e afirmou que a ferramenta será importante para fortalecer a vigilância e a prevenção em saúde pública. Desenvolvido com apoio da Fiocruz e integrado ao Ministério da Saúde, o sistema permite que qualquer cidadão registre, por celular ou pela internet, animais silvestres vivos, mortos ou doentes. As informações incluem fotos, localização e dados ambientais. Após validação técnica, os registros geram alertas que orientam ações das autoridades de saúde, como campanhas contra a febre amarela.

Desde sua criação em 2014, o SISS-Geo já soma mais de 43 mil registros em nível nacional, mobilizando cerca de 15 mil colaboradores e 463 instituições. Em Corumbá, a ferramenta pode reduzir o tempo de resposta em eventos críticos, como epizootias ou incêndios florestais, além de conectar dados em tempo real com redes estaduais e federais.

Participaram também da reunião as pesquisadoras Aiesca Pellegrin e Raquel Juliano (Embrapa), a estudante Julia Favacho (Fiocruz/MS), Patrícia Daga, superintendente de Atenção à Saúde de Corumbá, e Walkiria Arruda da Silva, gerente de Vigilância em Saúde do município.

O SISS-Geo é um aplicativo que registra a presença de animais silvestres e monitora possíveis doenças, contribuindo para a preservação da fauna e a prevenção de riscos à saúde humana.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Meio Ambiente
UFMS é a 2ª federal e a 3ª universidade mais sustentável do Brasil
Meio Ambiente
Primeira chamada do PSA classificou 45 propriedades rurais do Pantanal
meio ambiente
Plano para BR-262 avança com ações contra mortes de animais no Pantanal
meio ambiente
Proprietários rurais vão receber até R$ 100 mil por áreas preservadas
Meio Ambiente
Governo federal lança painel inédito para rastrear gastos ambientais
Meio Ambiente
MS inaugura novo centro de triagem para atendimento à animais silvestres
meio ambiente
Corumbá recebe 1º Simpósio Internacional sobre Bem-Estar Animal
Meio Ambiente
Balanço da Operação Pantanal 2025 registra redução histórica de focos e área queimada
meio ambiente
MS reforça manejo do fogo e prevenção mesmo com redução de incêndios
Meio Ambiente
"Representar o Pantanal na COP 30 foi transformador", diz universitária de Corumbá

Mais Lidas

Política
Secretária Jossiely Godoi é homenageada com a mais alta honraria do Crea-MS na Assembleia
Acientede
Trabalhador morre após ser prensado por barcaça no Porto Esperança
Rapaz de nacionalidade paraguaia tinha 25 anos
Oportunidade
Processos seletivos do IBGE com vagas para Corumbá tem inscrições prorrogadas até 17 de dezembro
Polícia
Passageiro abandona mochilas com quase 10 quilos de maconha em Corumbá