Dentro do eixo da responsabilidade ambiental, a 18ª edição do Festival América do Sul (FAS), que inicia nesta quinta-feira, 15 de maio, contará com uma parceria entre a empresa Du Bem, cooperativas locais e o governo estadual para gerar renda para ao menos 10 catadores de resíduos sólidos da cidade, durante os dias do festival.
Uma tenda de triagem ficará montada em frente ao Centro de Convenções, ponto central do Festival, para receber os resíduos. Entre os itens que poderão ser deixados na tenda estão: latinhas, garrafas PET, papelão, resíduo orgânico e óleo de cozinha usado, que será transformado em sabão e devolvido aos expositores e comerciantes do evento.
Beatriz Duran, representante da Du Bem, acompanhou a visita do prefeito, Gabriel de Oliveira, a estrutura do FAS nesta quarta-feira, 14, e destacou o trabalho ambiental que será realizado nos quatro dias de festival. Além da coleta, a empresa também irá oferecer oficinas educativas sobre reciclagem e reaproveitamento de materiais.
"Nosso trabalho tem como objetivo contribuir com o meio ambiente e com a economia das comunidades locais, especialmente em regiões sensíveis como o Pantanal. A proposta é trazer uma empresa da cidade para que a renda gerada permaneça aqui. Fornecemos o suporte, como estrutura, alimentação e materiais, mas quem coleta e encaminha os resíduos são os catadores locais"
A Du Bem já participou de edições anteriores do festival, com retorno positivo. “Fizemos sabão com óleo usado de um quiosque. Devolvemos o produto ao comerciante, que se engajou com a proposta”, disse Beatriz.
De acordo com Edmar Souza, representante da cooperativa de reciclagem na cidade, a renda foi muito boa nas edições anteriores. "Este ano, nos organizamos com antecedência para garantir presença dos catadores durante todo o festival. Ao todo, 10 trabalhadores vão se revezar entre os turnos diurno e noturno", disse.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

UFMS é a 2ª federal e a 3ª universidade mais sustentável do Brasil

Primeira chamada do PSA classificou 45 propriedades rurais do Pantanal

Plano para BR-262 avança com ações contra mortes de animais no Pantanal

Proprietários rurais vão receber até R$ 100 mil por áreas preservadas

Governo federal lança painel inédito para rastrear gastos ambientais

MS inaugura novo centro de triagem para atendimento à animais silvestres

Corumbá recebe 1º Simpósio Internacional sobre Bem-Estar Animal

Balanço da Operação Pantanal 2025 registra redução histórica de focos e área queimada

MS reforça manejo do fogo e prevenção mesmo com redução de incêndios



Beatriz Duran (de branco à esquerda), representante da Du Bem, acompanhou a visita do prefeito à estrutura do FAS 2025 e destacou o trabalho de educação ambiental que será realizado no festival. (Foto: Renê Marcio Carneiro/PMC)


