Dentro do eixo da responsabilidade ambiental, a 18ª edição do Festival América do Sul (FAS), que inicia nesta quinta-feira, 15 de maio, contará com uma parceria entre a empresa Du Bem, cooperativas locais e o governo estadual para gerar renda para ao menos 10 catadores de resíduos sólidos da cidade, durante os dias do festival.
Uma tenda de triagem ficará montada em frente ao Centro de Convenções, ponto central do Festival, para receber os resíduos. Entre os itens que poderão ser deixados na tenda estão: latinhas, garrafas PET, papelão, resíduo orgânico e óleo de cozinha usado, que será transformado em sabão e devolvido aos expositores e comerciantes do evento.
Beatriz Duran, representante da Du Bem, acompanhou a visita do prefeito, Gabriel de Oliveira, a estrutura do FAS nesta quarta-feira, 14, e destacou o trabalho ambiental que será realizado nos quatro dias de festival. Além da coleta, a empresa também irá oferecer oficinas educativas sobre reciclagem e reaproveitamento de materiais.
"Nosso trabalho tem como objetivo contribuir com o meio ambiente e com a economia das comunidades locais, especialmente em regiões sensíveis como o Pantanal. A proposta é trazer uma empresa da cidade para que a renda gerada permaneça aqui. Fornecemos o suporte, como estrutura, alimentação e materiais, mas quem coleta e encaminha os resíduos são os catadores locais"
A Du Bem já participou de edições anteriores do festival, com retorno positivo. “Fizemos sabão com óleo usado de um quiosque. Devolvemos o produto ao comerciante, que se engajou com a proposta”, disse Beatriz.
De acordo com Edmar Souza, representante da cooperativa de reciclagem na cidade, a renda foi muito boa nas edições anteriores. "Este ano, nos organizamos com antecedência para garantir presença dos catadores durante todo o festival. Ao todo, 10 trabalhadores vão se revezar entre os turnos diurno e noturno", disse.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Reunião define intensificar ações educativas para afastar onças da área urbana

Família acusada de provocar muralha de fogo no Pantanal sofre bloqueio de R$ 40 milhões

Presidência da COP30 propõe agenda de ação global para conferência

Incêndio destrói mais de 2 mil hectares e expõe fragilidade no Pantanal

Doação de 150 mudas fortalece ações ambientais em Ladário

Corumbá tem projeto de combate às perdas de água aprovado por Fundo do Mercosul

INMET confirma ampliação da rede de meteorologia em MS

Ação com operadores coloca o Pantanal como destino internacional para observação de aves

Corumbá recebe evento nacional em debate aos desafios do Pantanal na crise climática
