A chuva que atingiu o Pantanal de Mato Grosso do Sul nesta quinta-feira (27) ajudou a estabilizar os focos de calor que ainda persistiam após quatro dias de incêndio na região da MS-228, trecho que integra a Estrada Parque, no Pantanal da Nhecolândia, em Corumbá. Mesmo com a melhora, pontos queimando em árvores e tocos ainda exigem atenção das equipes.
Os focos foram extintos por volta das 5h, e, cerca de cinco horas depois, duas equipes do Prevfogo retornaram ao local para realizar o rescaldo e monitorar possíveis reignições. As temperaturas elevadas, próximas de 40 °C, continuam sendo um fator de risco. O tráfego pela Estrada Parque segue normal.
No momento, permanecem na área oito bombeiros, cinco brigadistas da Marinha e 13 integrantes do Prevfogo. “Estamos na construção de linhas em volta da área não queimada”, afirmou Márcio Yule, coordenador do Prevfogo do Ibama. Ele reforça que os focos estão controlados, mas o trabalho segue por prevenção.
Segundo o Prevfogo, o incêndio percorreu uma faixa contínua superior a 10 quilômetros, queimando aproximadamente 15 hectares. A área afetada é de vegetação seca e densa, situada entre o Rio Paraguai e a encosta da serra que compõe o Maciço do Urucum, a cerca de 35 quilômetros de Corumbá. As causas do incêndio ainda não foram identificadas.
O combate foi dificultado pelo acesso limitado. As chamas avançaram por mata fechada, exigindo a abertura de trilhas de 3 a 4 quilômetros com motosserra para alcançar os pontos críticos. Antes da chuva, o fogo persistia havia três dias, impulsionado pelo calor acima de 38 °C e pelo vento forte, na região de influência da MS-228, no Pantanal da Nhecolândia.*Com informações do Campo Grande News.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Balanço da Operação Pantanal 2025 registra redução histórica de focos e área queimada

MS reforça manejo do fogo e prevenção mesmo com redução de incêndios

"Representar o Pantanal na COP 30 foi transformador", diz universitária de Corumbá

Trabalhadores do Pantanal recebem equipamentos de proteção individual destinados pelo MPT-MS

Sobrevoo percorre quase 500 km para monitorar cabeceiras do Pantanal

Símbolo nacional da biodiversidade ainda enfrenta desafios para conservação

Ação "Entre Pegadas" leva educação ambiental ao Ecoparque Cacimba

Seminário antecipa soluções de enfrentamento e prevenção a incêndios

Incêndio avança há três dias em área isolada do Pantanal de Corumbá


Após quatro dias de combate, focos foram controlados e equipes seguem em rescaldo no Pantanal. (Foto: Reprodução/CG News/Prevfogo)


