Menu
domingo, 14 de dezembro de 2025
Regulariza Corumbá - Dezembro
Andorinha - WhatsApp
Natureza

Aluno de Corumbá irá integrar programação do maior encontro da América Latina de observação de aves

15 maio 2025 - 12h42Assessoria

Arthur Winkler Torres, de apenas 6 anos, estudante da Rede Municipal de Ensino de Corumbá está prestes a viver uma experiência única: participar da programação do Avistar 2025, o maior encontro de observadores de aves da América Latina. O evento ocorre entre os dias 16 e 18 de maio, no Jardim Botânico de São Paulo, reunindo mais de 10 mil participantes, entre cientistas, fotógrafos, guias, artistas e entusiastas da natureza.

Arthur, conhecido por sua curiosidade e paixão pelas aves do Pantanal, foi convidado pela organização do evento para integrar a programação. No sábado, 17, o estudante da Rede Municipal de Ensino de Corumbá será uma das atrações do painel Jovens Observadores – Começando na Observação, no auditório Master. A iniciativa busca despertar, desde cedo, o interesse das crianças pela biodiversidade e pela conservação ambiental. 

O jovem mostra suas aventuras e expedições em sua página no Instagram @avidadoarthur com os registros das observações de aves no Pantanal de Corumbá, em locais como Apa Baía Negra, Marina Gattás, Estrada Parque, entre outros. 

A participação de Arthur será acompanhada e apoiada pela empresa Icterus Ecoturismo e Expedições, especializada em ecoturismo e educação ambiental. Atuante no Mato Grosso do Sul, a Icterus tem se destacado por seu trabalho em promover o birdwatching como uma ferramenta de conservação e desenvolvimento sustentável, que também se apresentará no evento. O biólogo Gabriel Oliveira, mestre em Conservação e Desenvolvimento Sustentável, sócio e fundador da Icterus, também será um dos palestrantes do Avistar 2025. No dia 17, às 11h30, ele faz a apresentação “Entre Biomas e Fronteiras: As Aves de Corumbá e da Bolívia”.

Arthur é apaixonado pelas aves do Pantanal e costuma mostrar suas aventuras em seu perfil no Instagram. Foto: Divulgação

Pequeno prodígio

A presença de Arthur no evento simboliza o crescente envolvimento das novas gerações com a observação de aves, prática que tem ganhado destaque em todo o estado, inclusive em Corumbá. Mato Grosso do Sul, reconhecido por sua rica avifauna, tem investido na promoção do birdwatching como segmento turístico, com destaque para regiões como o Pantanal e a Serra da Bodoquena.

A participação do jovem estudante de Corumbá, o mais jovem do Avistar 2025, e o envolvimento da Icterus no Avistar 2025 não apenas celebram a paixão pelas aves, mas também reforçam a importância de incentivar o contato com a natureza desde a infância, contribuindo para a formação de futuros defensores do meio ambiente e para o fortalecimento de uma cultura de preservação.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Meio Ambiente
UFMS é a 2ª federal e a 3ª universidade mais sustentável do Brasil
Meio Ambiente
Primeira chamada do PSA classificou 45 propriedades rurais do Pantanal
meio ambiente
Plano para BR-262 avança com ações contra mortes de animais no Pantanal
meio ambiente
Proprietários rurais vão receber até R$ 100 mil por áreas preservadas
Meio Ambiente
Governo federal lança painel inédito para rastrear gastos ambientais
Meio Ambiente
MS inaugura novo centro de triagem para atendimento à animais silvestres
meio ambiente
Corumbá recebe 1º Simpósio Internacional sobre Bem-Estar Animal
Meio Ambiente
Balanço da Operação Pantanal 2025 registra redução histórica de focos e área queimada
meio ambiente
MS reforça manejo do fogo e prevenção mesmo com redução de incêndios
Meio Ambiente
"Representar o Pantanal na COP 30 foi transformador", diz universitária de Corumbá

Mais Lidas

Cultura
Ladário abre o Natal com noite de programação especial neste sábado (13)
Cultura
Abertura do Jardim de Natal encanta o público em Corumbá
Esporte
Corumbá Fight Combat: o maior evento de MMA do centro-oeste é neste sábado (13)
Meio Ambiente
Primeira chamada do PSA classificou 45 propriedades rurais do Pantanal