Arthur Winkler Torres, de apenas 6 anos, estudante da Rede Municipal de Ensino de Corumbá está prestes a viver uma experiência única: participar da programação do Avistar 2025, o maior encontro de observadores de aves da América Latina. O evento ocorre entre os dias 16 e 18 de maio, no Jardim Botânico de São Paulo, reunindo mais de 10 mil participantes, entre cientistas, fotógrafos, guias, artistas e entusiastas da natureza.
Arthur, conhecido por sua curiosidade e paixão pelas aves do Pantanal, foi convidado pela organização do evento para integrar a programação. No sábado, 17, o estudante da Rede Municipal de Ensino de Corumbá será uma das atrações do painel Jovens Observadores – Começando na Observação, no auditório Master. A iniciativa busca despertar, desde cedo, o interesse das crianças pela biodiversidade e pela conservação ambiental.
O jovem mostra suas aventuras e expedições em sua página no Instagram @avidadoarthur com os registros das observações de aves no Pantanal de Corumbá, em locais como Apa Baía Negra, Marina Gattás, Estrada Parque, entre outros.
A participação de Arthur será acompanhada e apoiada pela empresa Icterus Ecoturismo e Expedições, especializada em ecoturismo e educação ambiental. Atuante no Mato Grosso do Sul, a Icterus tem se destacado por seu trabalho em promover o birdwatching como uma ferramenta de conservação e desenvolvimento sustentável, que também se apresentará no evento. O biólogo Gabriel Oliveira, mestre em Conservação e Desenvolvimento Sustentável, sócio e fundador da Icterus, também será um dos palestrantes do Avistar 2025. No dia 17, às 11h30, ele faz a apresentação “Entre Biomas e Fronteiras: As Aves de Corumbá e da Bolívia”.

Pequeno prodígio
A presença de Arthur no evento simboliza o crescente envolvimento das novas gerações com a observação de aves, prática que tem ganhado destaque em todo o estado, inclusive em Corumbá. Mato Grosso do Sul, reconhecido por sua rica avifauna, tem investido na promoção do birdwatching como segmento turístico, com destaque para regiões como o Pantanal e a Serra da Bodoquena.
A participação do jovem estudante de Corumbá, o mais jovem do Avistar 2025, e o envolvimento da Icterus no Avistar 2025 não apenas celebram a paixão pelas aves, mas também reforçam a importância de incentivar o contato com a natureza desde a infância, contribuindo para a formação de futuros defensores do meio ambiente e para o fortalecimento de uma cultura de preservação.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Reunião define intensificar ações educativas para afastar onças da área urbana

Família acusada de provocar muralha de fogo no Pantanal sofre bloqueio de R$ 40 milhões

Presidência da COP30 propõe agenda de ação global para conferência

Incêndio destrói mais de 2 mil hectares e expõe fragilidade no Pantanal

Doação de 150 mudas fortalece ações ambientais em Ladário

Corumbá tem projeto de combate às perdas de água aprovado por Fundo do Mercosul

INMET confirma ampliação da rede de meteorologia em MS

Ação com operadores coloca o Pantanal como destino internacional para observação de aves

Corumbá recebe evento nacional em debate aos desafios do Pantanal na crise climática
