A implantação de um plano de arborização na área urbana de Corumbá é o que está reivindicando o vereador Alexandre Vasconcellos, fundamental para promover o equilíbrio ambiental, a melhoria da qualidade do ar e o embelezamento dos espaços públicos da cidade.
A solicitação foi direcionada à presidente da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal, Cristina de Arruda Ferreira Fleming, tendo em vista que o plantio de árvores em pontos estratégicos contribuirá significativamente para a redução de pontos de calor, ampliação das áreas sombreadas e valorização das vias e praças públicas.
Ressaltou ser importante que o plano contemple o plantio de espécies adequadas ao ambiente urbano, cujas raízes não comprometam calçadas, redes de drenagem ou estruturas públicas. Sugeriu inclusive plantio de árvores frutíferas, especialmente em praças e terrenos públicos, de forma a incentivar a sustentabilidade, a segurança alimentar e a convivência comunitária.
“A adoção desse plano representará um avanço nas políticas de meio ambiente do município, reforçando o compromisso com a preservação ambiental e a melhoria da qualidade de vida da população”, enfatizou.
Pavimento
Solicitou por meio de indicação direcionada à Prefeitura, a execução de obras de pavimentação em lajotas sextavadas, da Alameda Mirella Dobes, final da Rua 21 de Setembro, no bairro, antiga reivindicação dos moradores, tendo em vista que se trata do único trecho que ainda não recebeu pavimentação, o que tem causado diversos transtornos à comunidade.
Explicou que a ausência do pavimento dificulta a circulação de pedestres e veículos, especialmente em períodos chuvosos, além de impactar negativamente a qualidade de vida e a segurança dos moradores, e que a obra contribuirá significativamente para a melhoria das condições de tráfego, valorização dos imóveis e bem-estar dos moradores.
Reforçou afirmando que o local enfrenta sérios problemas de higiene pública, em razão do descarte irregular de resíduos por parte de ocupantes de uma área próxima e até mesmo por alguns moradores da própria alameda, que depositam lixo em terrenos baldios. “A pavimentação, aliada a ações de limpeza e conscientização, ajudará na diminuição desse problema, promovendo um ambiente mais limpo e saudável para todos”, acrescentou.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Balanço da Operação Pantanal 2025 registra redução histórica de focos e área queimada

MS reforça manejo do fogo e prevenção mesmo com redução de incêndios

"Representar o Pantanal na COP 30 foi transformador", diz universitária de Corumbá

Trabalhadores do Pantanal recebem equipamentos de proteção individual destinados pelo MPT-MS

Sobrevoo percorre quase 500 km para monitorar cabeceiras do Pantanal

Símbolo nacional da biodiversidade ainda enfrenta desafios para conservação

Ação "Entre Pegadas" leva educação ambiental ao Ecoparque Cacimba

Chuva ajuda a estabilizar incêndio que queimou área da Estrada Parque

Seminário antecipa soluções de enfrentamento e prevenção a incêndios


Alexandre diz que arborização melhora a qualidade de vida da população. (Foto: Ascom)


