Menu
segunda, 08 de dezembro de 2025
Câmara de Corumbá - Boas Festas
Natureza

Ação com operadores coloca o Pantanal como destino internacional para observação de aves

14 junho 2025 - 08h27Gesiane S. Lourenço

A participação de Mato Grosso do Sul na Global Birdfair 2024, maior feira de turismo de observação de aves do mundo, realizada na Inglaterra, deu visibilidade para o potencial do estado nesse segmento. Na ocasião, a operadora e guia Manoela Bernady representou o destino brasileiro com palestras e reuniões estratégicas, e no último mês de maio, um grupo formado por operadores internacionais participaram de uma viagem de familiarização (famtrip) com foco em birdwatching no Pantanal Sul.

A ação foi promovida pela Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, com apoio do Sebrae, para apresentar o potencial do Pantanal sul-mato-grossense como destino de observação de aves e vida silvestre.  Participaram da experiência representantes das agências Wildlife Worldwide (Reino Unido), Rockjumper Birding Tours (África do Sul), Trogon Tours (Argentina) e Brazil Birding Experts.

“Esta ação é essencial para mostrar a força do nosso Pantanal Sul. Ela fortalece o segmento e nos dá embasamento para articular decisões e novas parcerias com apoio da Fundação de Turismo”, avaliou Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur MS).

Como foi a viagem de familiarização

Roteiro teve inicio em Campo Grande, seguiu por Miranda e terminou na Nhecolândia. Foto: Gerência de Estruturação e Inovação da Oferta Turística 

O roteiro começou em Campo Grande, com visita ao Bioparque Pantanal, espaço reconhecido por sua biodiversidade e estrutura voltada à contemplação da fauna. Ainda na capital, o grupo conheceu o Parque Estadual das Matas do Segredo, reserva do Cerrado com mais de 170 hectares.

A viagem seguiu em direção ao interior pantaneiro, com hospedagem na Pousada Refúgio da Ilha, em Miranda. Ali, os operadores participaram de safáris e passeios de barco para observação de aves e mamíferos, além de vivenciarem a culinária tradicional da região.

Na sequência, o grupo foi recebido na Pousada Aguapé, um dos principais hotspots de birdwatching do estado, com mais de 400 espécies registradas na plataforma eBird. Guias experientes conduziram os visitantes em atividades de campo, inclusive no Global Big Day, evento no qual foram registradas 155 espécies em apenas 24 horas.

A experiência aérea foi viabilizada em parceria com a empresa Amapil, que realiza transfers e voos regulares entre as propriedades pantaneiras. Um dos trechos mais marcantes foi o deslocamento de 15 minutos até a Pousada Barranco Alto, local de rica biodiversidade, baías e salinas, e cenário da novela Pantanal.

Encerrando o roteiro, os participantes visitaram o Hotel Fazenda Baía das Pedras, no Pantanal da Nhecolândia. A anfitriã Rita recebeu o grupo com a hospitalidade típica da região, em uma paisagem de grande beleza natural com áreas alagadas e campos abertos.

Durante a viagem foram registradas mais de 230 espécies de aves, reforçando o protagonismo do Pantanal Sul no cenário do aviturismo internacional. Para Edson Moroni, gerente de Estruturação e Inovação da Oferta Turística, o impacto do famtour foi imediato.

“Foi fundamental para evidenciar como nossas pousadas entregam experiências exclusivas, com gastronomia típica, cultura viva e uma natureza exuberante, além da grande diversidade de aves e mamíferos. Todos os operadores ficaram encantados”.

Com mais de 650 espécies registradas, o Mato Grosso do Sul tem se consolidado como um dos principais destinos brasileiros de observação de aves. A criação da marca “Isto é Mato Grosso do Sul – Aviturismo” reforça a estratégia de promoção do estado como polo de biodiversidade, turismo sustentável e desenvolvimento regional. *Com informações da Comunicação Fundtur MS

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

meio ambiente
Corumbá recebe 1º Simpósio Internacional sobre Bem-Estar Animal
Meio Ambiente
Balanço da Operação Pantanal 2025 registra redução histórica de focos e área queimada
meio ambiente
MS reforça manejo do fogo e prevenção mesmo com redução de incêndios
Meio Ambiente
"Representar o Pantanal na COP 30 foi transformador", diz universitária de Corumbá
Assistência Social
Trabalhadores do Pantanal recebem equipamentos de proteção individual destinados pelo MPT-MS
Meio Ambiente
Sobrevoo percorre quase 500 km para monitorar cabeceiras do Pantanal
Meio Ambiente
Símbolo nacional da biodiversidade ainda enfrenta desafios para conservação
meio ambiente
Ação "Entre Pegadas" leva educação ambiental ao Ecoparque Cacimba
meio ambiente
Chuva ajuda a estabilizar incêndio que queimou área da Estrada Parque
Meio Ambiente
Seminário antecipa soluções de enfrentamento e prevenção a incêndios

Mais Lidas

polícia
Carro invade restaurante após colisão e motorista é detido em Corumbá
Movimento Sindical
Nova presidência do Sintrexcol defende mais contratações locais na mineração
polícia
Operação Ágata Pantanal IV combate crimes e reforça segurança na fronteira
geral
Mais de 42 mil fazem provas discursivas do CNU 2025 neste domingo