Mais um caso de abandono de animais foi registrado na manhã desta terça-feira (30), na região central de Corumbá. Sete filhotes de cães, cinco machos e duas fêmeas, foram encontrados dentro de uma caixa de papelão, deixada ao lado de uma residência localizada na rua Major Gama.
A situação foi percebida logo no início do dia pela proprietária do imóvel, Valéria Curvo, que também é voluntária do Grupo de Apoio Animais Vulneráveis (GAAV). Ela recolheu os filhotes para evitar que ficassem expostos ao sol, à fome e a possíveis atropelamentos, mas afirmou não ter condições de mantê-los.
Segundo Valéria, apesar do abandono, os animais aparentam estar em boas condições de saúde. “Todos estão bem cuidados, tá? Você vê que eles estão com o pelo bem bonito, não tem problema, assim, aparentemente de saúde, você olhando para eles. Você vê que não são filhotes tão grandes, são filhotes pequenos, tá? E eles estavam com muita fome”, relatou ao Capital do Pantanal.
O abandono dos filhotes evidencia mais uma ocorrência desse tipo registrada em Corumbá. Para a voluntária, a situação é reflexo da falta de consciência e responsabilidade da população na adoção de animais. “Que as pessoas tivessem mais consciência e responsabilidade quando ela for adotar um animal, porque eles não são descartáveis. Eles vivem em média de 15 a 20 anos, é uma vida”, destacou.
Valéria também chamou atenção para a importância da castração como forma de controle populacional. “Quem não tem condições de ter animal, não pega. Ou então, a partir do momento que pegou, tem que castrar tanto o macho como a fêmea, para que a população de felinos e caninos diminua na cidade de Corumbá”, completou.
Os filhotes estão disponíveis para adoção responsável. Interessados podem entrar em contato pelo telefone (67) 99646-1973.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Decreto define regras para corredores ecológicos em propriedades rurais de MS

Governo e Ministério do Meio Ambiente definem estratégias para COP15 em MS

Lula sanciona licença ambiental especial e quer destravar obras estratégicas

IHP apresenta curso de conservação e debate crimes ambientais em Brasília

Empreendimentos no Pantanal recebem aval ambiental com baixa compensação

Plano Clima é aprovado para orientar políticas no país até 2035

Pesquisa inédita do IHP vai estimar população de onças-pintadas na Serra do Amolar

Aprovada na Assembleia, criação da MS Ativos Ambientais segue para sanção do governador

Quase 5 milhões de hectares de pastagens degradas já foram recuperadas em MS



Sete cães foram deixados em caixa de papelão na área central na manhã desta terça-feira (30). (Foto: Valéria Curvo)


