Agetrat em instalação de faixa de pedestre.
(Foto: Divulgação)
A Agetrat (Agência Municipal de Trânsito e Transporte) realiza no sábado, 8 de agosto, às 10h30, uma ação educativa em alusão ao Dia do Pedestre. A atividade ocorrerá na rua Delamare, esquina com a rua Frei Mariano, na região central da cidade, local escolhido pelo intenso fluxo de pessoas.
A iniciativa tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da atenção durante a travessia e reforçar que a segurança no trânsito depende da atuação conjunta de motoristas, ciclistas e pedestres.
Durante a ação, serão instaladas duas placas de aproximadamente 1,5 metro nas extremidades da faixa de pedestres com a mensagem: "Pare. Olhe. Atravesse com segurança. Não deixe esse áudio ser o último que você ouça".
Uma caixa de som também reproduzirá efeitos sonoros para chamar a atenção dos pedestres e demonstrar, de forma simbólica, os riscos da distração durante a travessia. A proposta é incentivar hábitos essenciais para a segurança, como olhar para os dois lados antes de atravessar, evitar o uso do celular enquanto cruza a via e respeitar a sinalização.
Segundo a Agetrat, a ação integra as atividades permanentes de educação para o trânsito desenvolvidas no município. O trabalho tem como foco a prevenção de acidentes e o estímulo à adoção de comportamentos mais seguros por todos os usuários das vias públicas.
O Dia do Pedestre é comemorado em 08 de agosto e busca conscientizar a população sobre a segurança, o respeito e os direitos de quem se desloca a pé nas cidades. A data foi oficializada em 1995 pela Federação Europeia de Pedestres. A iniciativa reforça a importância da convivência segura entre todos os usuários das vias públicas.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal
Leia Também
IDEB de Corumbá sobe e iguala melhor resultado da rede municipal
Músico de Corumbá é preso por compartilhamento de pornografia infantil
Pesquisa Real Time aponta liderança de Riedel com 44%
Nova fase da Gutenberg mira novos contratos em seis prefeituras de MS
Mulher morta à facadas em Rio Verde é 22º feminicídio do estado em 2026
Fisioterapia ganha novos equipamentos e UBS Padre Ernesto recebe melhorias
Hanna defende capacitação e geração de renda para mulheres vulneráveis
Agenda de agosto do "Mediar é Legal" alcança bairros e comunidades do Pantanal
Corumbá lidera ranking de calor em MS no mês de julho com 38,3°C