Servidora apontada como mentora do esquema foi demitida.
(Foto: Divulgação/Montagem)
A Prefeitura de Ladário terminou o Processo Administrativo Disciplinar (PAD) referente ao esquema, envolvendo servidores municipais, que fraudou mais de R$ 2.000,000 (dois milhões de reais) da Caixa Econômica Federal. Servidores envolvidos foram identificados e demitidos.
O caso teria ocorrido entre os anos de 2022 e 2023 e teve seu desdobramento em 2025, quando uma servidora da Secretaria Municipal de Saúde, em conjunto com outros servidores da Secretaria de Administração, teriam montado um esquema para aplicar golpes com holerites falsificados, com nomes de supostos servidores da Prefeitura de Ladário, afim de obterem de forma ilícita, empréstimos junto a Caixa Econômica Federal.
Segundo investigações da Polícia Federal (PF),A servidora Hilderlayne dos Santos Arnaldo, é apontada como mentora de todo o esquema fraudulento junto dos demais servidores envolvidos, e até mesmo de parentes próximos de Hilderlayne, que também teriam contraído os empréstimos junto ao órgão bancário, sem ao menos serem servidores da Prefeitura, com exceção de apenas dois ligados à mentora.
O caso ganhou repercussão em Ladário após a operação "Loan" da Polícia Federal, desencadeada no dia 15 de agosto de 2025. A operação recebeu esse nome em alusão ao termo inglês “loan”, que significa “empréstimo”, em referência direta ao principal objeto da fraude. O inquérito segue em fase final na PF.
Diante da exoneração do cargo, os servidores envolvidos no esquema fraudulento buscaram reverter a decisão por meio de uma liminar no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), alegando erros no curso do Processo Administrativo Disciplinar. O pedido foi negado no dia 24 de dezembro do ano passado pelo Desembargador Sr. Dorival Renato Pavan. Com o pedido indeferido em primeiro momento, o caso pode ser julgado pelo Tribunal Pleno nos próximos dias, visto que o recesso do TJMS foi encerrado nesta quarta-feira (07). *Informações da Assessoria da PML
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Leia Também
Caminhão com droga escondida é interceptado na BR-262
Polícia Militar prende suspeitos após assalto em Corumbá
Ação conjunta retêm 27 toneladas de insumo químico para cocaína na Fronteira
Operação Semana Santa 2026 tem foco nas ultrapassagens proibidas em MS
Operação desarticula esquema de tráfico internacional em Corumbá
Homem cai de 4 metros ao fugir de abordagem policial em Corumbá
PM prende autor e desarticula esquema de receptação e tráfico em Corumbá
PM conduz autor por furto em residência e cumpre mandado de prisão em Corumbá
Vídeos de segurança colocam em xeque tese de legítima defesa de Alcides Bernal