O Museu Casa Dr. Gabi estará aberto para visitação guiada e irá promover leitura das obras de Lobivar.
(Foto: Divulgação)
Na próxima quinta-feira, 17, a partir das 8h, o Museu Casa Dr. Gabi, no centro de Corumbá, recebe uma programação intensa marcando a terceira semana de eventos da Temporada de Inverno 2025. O projeto é viabilizado pelo Plano Nacional Aldir Blanc e promovido pela Fundação da Cultura de Corumbá.
O musicista corumbaense Virgilio Miranda participa do evento Oralidades, às 18h, com a leitura integral do livro Sarobá, de Lobivar de Matos. Publicada originalmente em 1934, a obra é uma coletânea de poemas que retrata a vida num bairro corumbaense nascido de um quilombo. Um território historicamente marginalizado, mas cheio de memória e resistência.
O musicista de Corumbá, Virgilio Miranda participará do evento Oralidades. Foto: Divulgação
“Cada poema é a fotografia de um momento ou de um movimento de pessoas à margem. Enquanto os outros escritores da época voltavam seus olhos para as paisagens naturais, Lobivar olhava para as pessoas e seus dilemas sociais.”, diz Virgilio.
A escolha da obra também carrega laços pessoais. A bisavó de Virgílio nasceu no Sarobá, bairro que, até hoje, segue esquecido pelas políticas públicas, apesar de ser tão antigo quanto os principais cartões-postais da cidade. “Na escola, colegas evitavam dizer que moravam lá. O Sarobá era sinônimo de vergonha. E é justamente essa Corumbá invisibilizada que Lobivar teve a coragem de mostrar.”
Nascido em 1915, na rua 13 de Junho, em Corumbá, Lobivar formou-se em Direito no Rio de Janeiro, mas fez da literatura sua principal expressão. Retornou à cidade natal em 1941 e seguiu escrevendo crônicas e poemas até sua morte precoce, aos 32 anos, vítima de complicações cirúrgicas. Sua obra, marcada pelo olhar atento às desigualdades sociais, foi por muito tempo esquecida. Somente agora, com a publicação de sua produção completa organizada pela professora Suzylene Dias de Araújo (UEMS), Lobivar começa a receber o reconhecimento devido como precursor da poesia moderna no Estado.
A leitura integra uma programação mais ampla da Temporada de Inverno. Das 8h às 14h, o público poderá participar da Visitação Mediada nos Museus: na própria Casa Dr. Gabi – Espaço Memória e também no MUHPAN – Museu de História do Pantanal.
E logo após a leitura de Sarobá, às 18h30, o Museu Casa Dr. Gabi recebe mais uma homenagem a Lobivar: a leitura integral do conto O menino dos níqueis, com Marcelle Saboya. A proposta é ampliar o acesso à obra do poeta, que transformou a cidade e seus habitantes em matéria literária, muito antes de isso ser reconhecido como valor cultural.
Temporada de Inverno – Programação do dia 17 de julho
8h às 14h – Visitação Mediada nos Museus
Locais: Museu Casa Dr. Gabi – Espaço Memória e MUHPAN (Museu de História do Pantanal)
18h – Leitura pública de Sarobá, de Lobivar Matos
Com Virgílio Miranda.
Local: Museu Casa Dr. Gabi
18h30 – Leitura do conto O menino dos níqueis, de Lobivar Matos
Com Marcelle Saboya
Local: Museu Casa Dr. Gabi
O Museu Casa Dr. Gabi fica na R. Cuiabá, 1181. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público. Um convite para reencontrar a cidade por meio da literatura, da memória e da escuta sensível.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Leia Também
Do Pantanal ao cenário nacional: Pontão Moinho Cultural conecta territórios
Fórum das Juventudes reuniu 172 jovens para atualizar plano estadual em MS
Acervo do arquivo público de MS será integralmente digitalizado
De Corumbá ao Jornal Hoje: violinista Valério Reis ganha destaque nacional
Projeto “A Literatura Liberta” inicia oficinas formativas em Corumbá
Teia Virtual do Centro-Oeste reúne 160 participantes e fortalece Cultura Viva
Jornalista lança o Lado Oculto do Crime
Oficina de Dança abre inscrições para Programa Bolsa Auxílio à Produção Cultural 2026
Câmara de Corumbá defende fixação do Festival América do Sul no mês de maio
O musicista de Corumbá, Virgilio Miranda participará do evento Oralidades. Foto: Divulgação