Em Campo Grande, hospitais públicos já estão superlotados e isso fez com que a Secretaria de Saúde da Capital publicasse um chamamento público para os hospitais particulares, visando ampliar o número de leitos para atender pacientes, principalmente a partir do aumento de casos graves de doenças respiratórias em crianças.
A situação já está causando preocupações em Corumbá, pelo fato de já se ter notícias de que outras cidades do interior estão na mesma situação, sem leitos para atender os pacientes.
Ontem, segunda-feira, 3, durante sessão da Câmara Municipal, o vereador Samyr Sadeq Ramunieh (Qualhada), pediu informações junto à secretária de Saúde, Beatriz Silva Assad, sobre a disponibilidade de leitos pediátricos na Santa Casa.
Ele aproveitou é solicitou um plano de contingência para sua ampliação em caso de necessidade. “Em Campo Grande, crianças com quadro de doenças respiratórias estão sendo obrigadas aguardar vagas pela ausência de um plano de contingência, e isso forçou a administração municipal contratar leitos junto a rede particular”, citou.
“Diante da escassez de recursos médicos em Corumbá, se faz necessário antever quaisquer tipos de problemas para evitar situações que demandem remoção de pacientes, haja vista que o serviço também está suspenso na cidade”, continuou.
Além de preparar a rede de saúde pública para qualquer eventual epidemia de doenças respiratória, o vereador cobrou também a adoção de medidas efetivas e preventivas para garantir o atendimento especializado, e realizado por médico pediatra.
“Isso é extremamente importante. Temos que assegurar que as crianças que procurem atendimento emergencial na unidade do Pronto-Socorro de Corumbá, sejam atendidas pelo profissional médico em pediatria, o que, atualmente, vem sendo realizado por clínico geral”, lembrou.
Serviços
Por outro lado, Samyr solicitou ao secretário Ricardo Ametlla, de Infraestrutura e Serviços Públicos, serviços de recuperação da Rua Allan Kardec com a Minas Gerais, no Bairro Popular Nova. Disse que o trecho se encontra intransitável, devido principalmente às chuvas, causando transtornos aos moradores.
Ao mesmo secretário, pediu informações sobre o prazo de conclusão do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), cuja obra foi retomada em 28 de maio de 2022, e até o momento não foi concluída; e a previsão de entrega do Funicular/Plano Inclinado, conhecido como ‘bondinho’, para ser utilizado pela população, facilitando a vida de gestantes, cadeirantes e idosos. Qualhada observou que, conforme denúncias, que tem sido utilizado somente por moradores de rua.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Corumbá Fight Combat: o maior evento de MMA do centro-oeste é neste sábado (13)
Fim de semana com sol e períodos de tempo nublado em Corumbá e Ladário
Máximas devem variar entre 34° C no sábado e 37°C no domingo

EUA retiram Alexandre de Moraes e esposa de lista da Lei Magnitsky

Barão do Rio Branco lidera ranking dos Jogos da Reme e leva título geral

Golpistas se passam por juízes e pedem carros a prefeituras no interior de MS
Trabalhador morre após ser prensado por barcaça no Porto Esperança
Rapaz de nacionalidade paraguaia tinha 25 anos

Criança é socorrida após engolir pilha no Porto da Manga

Chegada do Papai Noel abre o Jardim de Natal na noite de hoje em Corumbá

Falta de energia interrompe fornecimento de água em Ladário



Preocupação de Samyr é com relação à falta de leitos para atender pacientes, principalmente crianças, em caso de surto de doenças respiratória. (Divulgação )


