O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) encerra na quarta-feira, 5 de outubro, as inscrições no Exame de Seleção 2023 para cursos técnicos integrados ao ensino médio.
A oferta deste processo seletivo é de 1.670 vagas, distribuídas nos dez municípios em que o IFMS possui campus: Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.
As opções de cursos são: Administração, Agricultura, Agropecuária, Alimentos, Aquicultura, Desenvolvimento de Sistemas, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Informática para Internet, Mecânica e Metalurgia.
Para entender as regras do processo seletivo, o candidato deve ler com atenção o Edital nº 061/2022. Na página do Exame de Seleção 2023 estão disponibilizadas mais informações.
Inscrições
Os interessados devem se inscrever pela Página do Candidato da Central de Seleção.
Só serão aceitas inscrições feitas com o CPF e demais dados do próprio candidato.
O valor da taxa de inscrição é de R$ 20. O pagamento da taxa de inscrição pode ser feito até 6 de outubro, em qualquer agência do Banco do Brasil, utilizando a Guia de Recolhimento da União (GRU).
Confira o passo a passo para fazer a inscrição!
Ainda tem dúvidas de como se inscrever para o Exame de Seleção 2023? Então confira o passo a passo de como efetuar a inscrição.
O contato com a comissão que organiza a seleção é o e-mail [email protected].
Requisitos
Nos cursos técnicos integrados, o estudante faz, ao mesmo tempo, o ensino médio e o curso técnico escolhido. Após se formar, o diploma possibilitará o ingresso na universidade ou no mundo de trabalho.
Para participar e concorrer a uma vaga no Exame de Seleção 2023, o candidato deve ter concluído o ensino fundamental ou equivalente até a data da matrícula no IFMS, prevista para janeiro do ano que vem, além de ter o Cadastro de Pessoa Física (CPF) em seu nome, já que o número deverá ser informado no ato da inscrição.
Ação Afirmativa (cotas)
Metade das vagas oferecidas é reservada a candidatos que cursaram todas as séries do ensino fundamental em escola pública.
Desse total, há cotas aos que comprovarem renda familiar bruta per capita mensal igual ou inferior a um salário mínimo e meio, aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas, e a pessoas com deficiência.
A opção de beneficiário de ação afirmativa (cotista) deverá ser informada no ato da inscrição. Para mais informações sobre o assunto, o candidato interessado deve ler atentamente o item 3 do edital de abertura.
Prova
Será aplicada no dia 23 de outubro, nos dez municípios onde há oferta de vagas.
A prova será composta por 30 questões de múltipla escolha, sendo 10 de Língua Portuguesa, 10 de Matemática e 10 de Conhecimentos Gerais, conforme conteúdo programático disponibilizado no Anexo X do edital.
A previsão é de que resultado final do Exame de Seleção 2023 e a primeira chamada sejam publicados no dia 21 de dezembro, com matrículas em janeiro do ano que vem. Todas as publicações são feitas na Central de Seleção do IFMS.
Para saber mais sobre os cursos ofertados pelo IFMS, acesse a página dos Cursos Técnicos Integrados. As informações sobre o curso técnico em Administração, que passará a ser ofertado em 2023 nos municípios de Campo Grande e Dourados, serão disponibilizadas em breve.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Corumbá Fight Combat: o maior evento de MMA do centro-oeste é neste sábado (13)
Fim de semana com sol e períodos de tempo nublado em Corumbá e Ladário
Máximas devem variar entre 34° C no sábado e 37°C no domingo

EUA retiram Alexandre de Moraes e esposa de lista da Lei Magnitsky

Barão do Rio Branco lidera ranking dos Jogos da Reme e leva título geral

Golpistas se passam por juízes e pedem carros a prefeituras no interior de MS
Trabalhador morre após ser prensado por barcaça no Porto Esperança
Rapaz de nacionalidade paraguaia tinha 25 anos

Criança é socorrida após engolir pilha no Porto da Manga

Chegada do Papai Noel abre o Jardim de Natal na noite de hoje em Corumbá

Falta de energia interrompe fornecimento de água em Ladário



Inscrições terminam na quarta-feira, 5. Oferta é de 1.670 vagas em cursos técnicos integrados ao ensino médio nos dez campi da instituição. (Divulgação)

