Menu
segunda, 15 de dezembro de 2025
Andorinha - Vendas por WhatsApp
Andorinha - WhatsApp
Geral

TJMS restringe uso de redes sociais por servidores e proíbe postagens de críticas

22 agosto 2024 - 11h14Aline Santos, CG News

O TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) enquadrou o uso de redes sociais por servidores do Poder Judiciário. O clima é de censura ao proibir qualquer crítica pública que impacte na imagem do Tribunal.

“Os servidores do Poder Judiciário para a publicação de qualquer conteúdo em redes sociais que tenha relação direta ou indireta com o Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul, suas atividades, processos, decisões ou qualquer outro tema que possa impactar a imagem institucional, salvo se tratar-se de mera replicação de matéria publicada institucionalmente, deverão solicitar previamente autorização da Secretaria de Comunicação deste Tribunal”. A medida não se estende às redes sociais de juízes e desembargadores.

A Portaria, publicada na edição desta quinta-feira, 22 de agosto, leva em consideração a necessidade de preservar a imagem institucional do Poder Judiciário; a crescente utilização das redes sociais como meio de comunicação e difusão de informações, especialmente relativas ao ambiente profissional; e a necessidade de regulamentar a conduta de servidores do Poder Judiciário no uso dessas plataformas, especialmente quando envolvem temas relacionados às atividades profissionais.

 A solicitação de autorização deverá ser encaminhada à Secretaria de Comunicação. O servidor deverá apresentar descrição ou cópia do conteúdo a ser publicado. Se o conteúdo a ser veiculado for em formato de áudio e vídeo, deverá ser disponibilizado link para acesso. Também deverão ser informados:  a rede social onde será veiculado o conteúdo, justificativa para a publicação e a qualificação do servidor responsável.

A Secretaria de Comunicação deverá analisar a solicitação e manifestar-se no prazo de três dias úteis. A publicação pode ser aprovada, solicitados ajustes ou proibida com justificativa.

“É vedada a publicação de conteúdo relacionado ao Poder Judiciário sem a devida autorização da Secretaria de Comunicação”.  O descumprimento das regras pode levar a instauração de procedimento administrativo disciplinar para punir o servidor. A Portaria entrou em vigor hoje e é assinada pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Sérgio Fernandes Martins.

A reportagem entrou em contato com o Tribunal de Justiça e questionou o motivo das novas regras e se a medida será estendida aos magistrados, mas não recebeu resposta até a publicação da matéria. O Sindijus (Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul) ainda não se manifetsou sob re a portaria. *Matéria editada pela redação do Capital do Pantanal

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Plantão
Colisão entre carros deixa homem ferido no bairro Guanã
Plantão
Colisão entre motos causa fratura exposta em condutor
Tempo
Segunda-feira tem previsão de temperatura alta e alerta de chuva
Corumbá e Ladário têm mínima de 23°C e máxima de 40°C
Esporte
Corumbá Fight Combat: o maior evento de MMA do centro-oeste é neste sábado (13)
Tempo
Fim de semana com sol e períodos de tempo nublado em Corumbá e Ladário
Máximas devem variar entre 34° C no sábado e 37°C no domingo
geral
EUA retiram Alexandre de Moraes e esposa de lista da Lei Magnitsky
esporte
Barão do Rio Branco lidera ranking dos Jogos da Reme e leva título geral
Justiça
Golpistas se passam por juízes e pedem carros a prefeituras no interior de MS
Acientede
Trabalhador morre após ser prensado por barcaça no Porto Esperança
Rapaz de nacionalidade paraguaia tinha 25 anos
Plantão
Criança é socorrida após engolir pilha no Porto da Manga

Mais Lidas

Esporte
Corumbá Fight Combat: o maior evento de MMA do centro-oeste é neste sábado (13)
Educação
Inscrições para o Jet Programme 2026 encerram nesta sexta-feira (19)
Programa seleciona brasileiros para atuar no Japão como Coordenador de Relações Internacionais, prestando apoio à estrangeiros no país
Economia
Contribuinte tem até final de dezembro para aderir ao programa Regulariza Corumbá
saúde
Santa Casa inaugura nova recepção e reabre entrada original do hospital