O simulado do Plano de Defesa contra crimes do "Novo Cangaço" reuniu equipes de forças de segurança na noite desta quarta-feira (5), em dois pontos de Corumbá. A cidade é uma das cinco de Mato Grosso do Sul (MS), consideradas como potencial alvo da quadrilha que geralmente assalta bancos e instituições de transporte de valores.
Os locais utilizados como cenário para o exercício foram a agência da Caixa Econômica Federal, na rua Cuiabá e a empresa Brink's Transportes de Valores, na avenida Porto Carreiro. Durante o simulado, que teve duração de aproximadamente 25 minutos, a população presente observou a preparação da polícia para conter possíveis ocorrências desse crime na cidade.
Para que a simulação fosse realizada com segurança, as ruas do entorno da instituição financeira foram bloqueadas. O exercício teve duas mulheres e quatro homems como reféns fictícios, tiros de festim e bombas. Os "ladrões" chegaram em três veículos, fortemente armados, encapuzados ou com máscaras. Parte deles entreram na agência e renderam os "reféns", outra parte se manteve do lado de fora mantendo o monitoamento da área.
"Bandidos" chegaram em três veículos. Foto: Depaula NewsEm ação rápida, os integrantes da quadrilha começaram a carregar os carros com malotes de dinheiro e logo em seguida se prepararam para fugir. As forças de segurança chegaram no local, e ainda sem agir, monitoraram e cotrolaram a área, mapeando as ações necessárias. Os bandidos saíram em fuga levando parte dos reféns, seguiram rumo as possíveis rotas de fuga, todas monitoradas de Corumbá até a Bolívia, onde a polícia também foi envolvida. Ao todo, 20 pontos de bloqueio foram realizados na cidade.
O tenente-coronel Souza, do BOPE (Batalhão de Operações Policiais Especiais) da Polícia Militar do Estado explica que o Plano de Defesa prima pela vida dos reféns e moradores, por isso não há confronto durante o roubo, nem mesmo quando os bandidos estão iniciando a fuga. O plano consiste em não deixar os bandidos coseguirem fugir, eles são capturados durante a fuga, em pontos onde não há risco a vida da população.
As caracerísticas peculiares da Cidade de Corumbá, diferentes de outras no estado, atrai crimes como o do novo cangaço. Geograficamente, a cidade oferece diversas formas de fuga, seja pelo rio, estradas rurais, fronteira seca com a Bolivia e ainda as estradas vicinais conhecidas por "cabriteiras", que também são usadas para cruzar terrritório entre do Brasil e a Bolívia.
O tenente-coronel Souza esclarece que apesar da força bélica dos criminosos, a cidade possui estratégia e equipe policial preparada para o contra-ataque. Em caso de ataques na cidade, a orientação é que a população busque se proteger e confie no trabalho da polícia.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Colisão entre carros deixa homem ferido no bairro Guanã

Colisão entre motos causa fratura exposta em condutor
Segunda-feira tem previsão de temperatura alta e alerta de chuva
Corumbá e Ladário têm mínima de 23°C e máxima de 40°C

Corumbá Fight Combat: o maior evento de MMA do centro-oeste é neste sábado (13)
Fim de semana com sol e períodos de tempo nublado em Corumbá e Ladário
Máximas devem variar entre 34° C no sábado e 37°C no domingo

EUA retiram Alexandre de Moraes e esposa de lista da Lei Magnitsky

Barão do Rio Branco lidera ranking dos Jogos da Reme e leva título geral

Golpistas se passam por juízes e pedem carros a prefeituras no interior de MS
Trabalhador morre após ser prensado por barcaça no Porto Esperança
Rapaz de nacionalidade paraguaia tinha 25 anos



Exercício simulou ataque na agência da Caixa Econômica. (Foto: Reprodução/Depaula News)

