Menu
domingo, 28 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Sexta-feira Santa marca a morte de Jesus e cristãos vivem dia de silêncio e orações

29 março 2024 - 12h00Midiamax

Dentro as celebrações da Semana Santa, a Sexta-feira Santa (29) marca a crucificação de Jesus Cristo e um dia de orações, jejum e silêncio. Desde o Domingo de Ramos (24), a Igreja Católica refaz os últimos momentos de Cristo.

“Neste dia, fazemos a abstinência de carne vermelha e o Jejum para os maiores de 14 anos e para aqueles que não estão impedidos por questões de saúde”, padre Cleber Brugnano Rosa, pároco da Paróquia Santa Luzia.

Além do jejum e da abstinência, os fiéis buscam a prática da solidariedade, da ajuda ao próximo, do recolhimento, do silêncio, da oração e da meditação da Paixão de Jesus Cristo.

“Não é um dia de luto ou tristeza e sim, de reflexão da crucificação de Jesus Cristo que morreu pelos nossos pecados, dando nos a salvação e a libertação”, reflete 

Recomendações para a Sexta-feira Santa

De acordo com o padre, a recomendação é que se que faça uma confissão – caso ainda não tenha feito -, busque o silêncio, a oração e o recolhimento. “É importante também evitar distrações e quaisquer atividades que levem ao desvio do significado deste dia”, diz.

Semana Santa

Conforme adiantado pelo pároco, o Domingo de Ramos é o marco inicial das celebrações da Semana Santa, a semana mais importante da fé católica. Ela culmina com a Sexta-feira Santa e é concluída no Domingo de Páscoa.

“A Semana Santa, também chamada de Semana Maior, é a mais importante semana do ano para todos os Católicos, porque nossa Liturgia, nossas orações e celebrações nos fazem reviver os Mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor. Jesus Cristo Salvador do mundo deu a vida para nos salvar e nesta semana revivemos os últimos passos e gestos de Jesus. Da Entrada gloriosa em Jerusalém, a Ressurreição”, explicou o padre Cleber.

A tradição cristã ensina que no domingo anterior à sua morte e ressurreição, Jesus Cristo entra em Jerusalém montado em um jumentinho, como símbolo de sua humildade, e é aclamado pelo povo simples que dizia: “Bendito Aquele que vem, em nome do Senhor”, enquanto abanavam seus ramos de oliveiras e palmeiras.

Não muito distante, seria traído por um discípulo, Judas Iscariotes, na quarta-feira. Por esse motivo, a Quarta-feira Santa relembra a escuridão que desceria sobre a Terra com a morte de Cristo, Luz do Mundo. 

Na Quinta-feira Santa, comemora-se a Instituição do Sacramento da Eucaristia, a ceia do Senhor. Na Sexta-feira Santa, a Igreja celebra o dia da morte do Senhor, recomendando o silêncio, o jejum e orações.

No dia seguinte, comemora-se o Sábado de Aleluia, preparando a comunidade para o Domingo de Páscoa, data em que se comemora a ressurreição de Cristo.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Hoje
Três ônibus com cocaína e mercadorias contrabandeadas são apreendidos na fronteira
Segurança Pública
Casos de roubos diminuem em 31% em MS, menor índice nos últimos 10 anos
Temperatura
Inmet alerta para chegada de onda de calor no outono com 5°C acima da média
Esclarecimento
Município apresenta documento que prova estar em dia com o FONPLATA
Plantão
Bombeiros registram três capturas de animais nas últimas 24 horas
Destaque
Encontro das Escolas do Campo e das Águas valoriza o conhecimento e promove a integração
Aposta
Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio estimado em R$ 3 milhões
Hoje
Carro pega fogo em casa na Avenida General Rondon
Utilidade Pública
TRE faz plantão de atendimento neste sábado (27)
Expectativa
Governador, ministra e presidente da Petrobras visitam UFN3 em MS

Mais Lidas

Hoje
Carro pega fogo em casa na Avenida General Rondon
Em nome de policial
Novo golpe faz pedido de marmita falsa e recebe troco antecipado via Pix
Destaque
Encontro das Escolas do Campo e das Águas valoriza o conhecimento e promove a integração
Hoje
Três ônibus com cocaína e mercadorias contrabandeadas são apreendidos na fronteira