O barulho gerado pelos fogos de artifício causa incômodo não apenas em animais, mas também em pessoas hospitalizadas, bebês, autistas e idosos com Alzheimer.
É comum encontrar animais machucados, assustados ou até mesmo mortos após um "show" de fogos em épocas festivas de fim de ano. Isso acontece porque a audição desses bichos é mais sensível a barulhos.
Se o som dos artefatos é alto para o ser humano, para os animais é mais ainda. Em entrevista exclusiva ao Correio do Estado, o médico veterinário, Silvio Raul Prieto Junior afirmou que os animais têm capacidade auditiva maior do que o homem.
"Devido à essa particularidade, os fogos de artifícios podem causar estresse físico e psicológicos, tornando-se momentos de desespero", explicou.
Por isso, é necessário proteger os peludos durante as festas de fim de ano.
O veterinário, Silvio Raul Prieto Junior, indicou 10 dicas para deixar o animal menos estressado durante a queima de fogos. Confira:
- Isolá-lo em um local onde não há objetos ou barreiras perfurantes;
- Mantê-lo em um ambiente seguro e familiarizado, com água, comida, cama e brinquedos;
- Mantê-lo em ambiente fechado, que possa abafar sons dos artefatos, como garagens e quartos;
- Distrair o pet durante a queima de fogos, como brincar e fazer carinho no animal;
- Manter janelas, portas e passagens fechadas;
- Colocar protetores auriculares ou algodão nos ouvidos do animal;
- Ligar a TV no volume máximo para disfarçar o barulho dos fogos de artifício e entreter o pet;
- Fazer uso de medicações (florais) para deixar o animal mais calmo;
- Alguns dias antes das festas, habituar o pet com muitos barulhos e música alta;
- Colocar um colete ou faixa protetora ao redor do corpo do animal. É simples: basta colocar a faixa na altura do peito do animal e cruzar as pontas depois do pescoço, na altura do dorso; depois é preciso fazer o mesmo abaixo, na altura do dorso; por fim, é necessário dar nó firme, perto da coluna. Deve-se garantir que o pano não esteja apertando ou machucando o pet. Confira no vídeo!
*Informações do Correio do Estado
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Copinha de Futebol de 5 movimenta crianças e famílias em Ladário

Gestão do contra-almirante Amendoeira foi marcada por parceria com Corumbá

6º Distrito Naval recebe novo comandante em cerimônia em Ladário

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

6º Distrito Naval promove ações em Ladário e Corumbá no Dia do Marinheiro

Portal do Cadastro Único ficará fora do ar entre 12 e 14 de dezembro



Técnica de amarração ajuda a proteger os cães na hora dos fogos de artifício. (Foto: Divulgação)


