O governador eleito de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), anunciou nesta terça-feira (27) dois novos nomes que irão compor as secretarias de sua gestão. Conforme o novo organograma, o Estado contará com 11 pastas a partir de 2023.
Faltavam anunciar os titulares de três secretarias: SED (Secretaria de Estado de Educação); Setescc (Secretaria Estadual de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania) e Sedhas (Secretaria de Direitos Humanos e Assistência Social), que não teve o novo titular confirmado.
Para a Educação, o nome escolhido foi o do professor de Geografia, Helio Dahaer, que atualmente desempenha as funções de conselheiro e superintendente de políticas educacionais da pasta.
A Secretaria de Cidadania e Cultura, que passará a se chamar Setescc, ficará sob o comando do ex-presidente da Fundesporte, Marcelo Miranda, que concorreu a uma vaga na Assembleia Legislativa nas eleições deste ano, não sendo eleito. Ele comandou a Fundação de Esporte de 2015 a 2022, quando se licenciou para concorrer ao pleito.
A titular da Sedhas, pasta de assistência social e direitos humanos, ainda não foi anunciada. De acordo com Eduardo Riedel, a titular já foi definida, mas poderá assumir apenas em fevereiro de 2023. Por enquanto, a pasta será comandada de forma interina pela atual secretária, Elisa Cléia Pinheiro. Quando a futura secretária assumir a titularidade, Elisa Cléia passará para o cargo de secretária executiva de assistência social.
Na oportunidade, o governador eleito anunciou ainda a permanência de Eliane Detoni no EPE (Secretaria Especial de Parcerias Estratégicas). "O EPE não é secretaria, é um escritório, mas tem dimensão e status de secretaria especial, ela é responsável pela estruturação de projetos que captam recursos privados para grandes parcerias que o Estado tem. Em diversas aéreas que o Estado tem interesse e em projetos viáveis", frisou Riedel.
Confira os objetivos das secretarias que tiveram os responsáveis anunciados hoje:
Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED) – Helio Queiroz Daher
A educação será uma área de alta relevância, pois é a política pública com maior potencial transformador da realidade e por isso no governo vai alcançar um patamar de inédita prioridade e em diferentes campos.
Novo titular da educação estadual, Hélio Queiroz Daher. Foto: Divulgação“Com ela, redobraremos esforços para educar o nosso capital humano, passo fundamental para incluir grande contingente da população ainda à margem do processo produtivo. E aqui está o primeiro passo, em médio prazo, para uma efetiva redução da pobreza extrema. Ao mesmo tempo, vamos cuidar do tempo presente, qualificando e requalificando em massa nossa força de trabalho, para que as pessoas possam encontrar as oportunidades de crescimento pessoal, ocupando empregos com melhores salários”, disse Eduardo Riedel.
É oferecendo uma educação substantiva, de qualidade, que vamos investir na formação de uma nova consciência coletiva no Mato Grosso do Sul. Precisamos aprender, desde cedo, em sala de aula, como viver em um mundo mais responsável, solidário, inclusivo e necessariamente sustentável. É na escola – e em casa, na família – que podemos combater com efetividade preconceitos estruturais históricos e verdadeiras chagas como o feminicídio e a violência contra as mulheres e as crianças.
A expansão da grande rede de escolas em tempo integral em todo o estado continuará em curso, com mais 44 escolas este ano e a equiparação do salário dos professores efetivos e convocados é um dos principais objetivos de valorização profissional da categoria.
“Vamos especialmente remodelar o Vale Universidade, para que ele ganhe a amplitude necessária e possa cobrir toda a demanda com mais efetividade, e assim elevar o percentual de sul-mato-grossenses com formação superior. O nosso compromisso com a educação pública de qualidade está expresso no desafio de fazer a equiparação progressiva dos salários de professor contratado, ao maior salário de professor concursado do país”, concluiu Riedel.
Helio Queiroz Daher é graduado em Geografia, Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS. É professor efetivo na Prefeitura de Campo Grande. Foi Coordenador de Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul - SED/MS, Superintendente de Gestão da Rede e Normatização da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul - SED/MS e Superintendente de Orçamento e Finanças da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul - SED/MS.
Atualmente desempenha as funções de Superintendente de Políticas Educacionais da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul - SUPED/SED, Conselheiro-Presidente do Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul - CEE/MS e Conselheiro-membro do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação - FNCEE.
Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania (SETESCC) – Marcelo Ferreira Miranda
Na mais transversal de todas as secretarias, a Setescc terá o desafio de trabalhar diferentes demandas e agendas específicas, transformando-as em uma macro agenda de atendimento às pessoas que formam uma sociedade complexa e plural.
Marcelo Miranda , futuro titular da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania. Foto: Divulgação“Esperamos que nesta área floresçam inéditas parcerias setoriais: a cidadania trabalhe emparceirada com a cultura; a cultura e o esporte aproveitem a agenda de eventos do turismo, e vice-versa, para que todas as áreas compartilhem seus desafios e principalmente as diferentes formas de enfrentá-los e vencê-los, para que o Mato Grosso do Sul possa avançar ainda mais”, disse Eduardo Riedel.
Formado em Educação Física pela UFMS, Marcelo Miranda, é pós-graduado em Treinamento Desportivo pela PUC-MG e tem mestrado em Motricidade Humana (Unicamp). Técnico vice-campeão nacional de handebol em 1989, já levou seus conceitos inovadores à UCDB, onde implantou o primeiro curso de bacharelado de Educação Física do Estado e membro efetivo do Conselho Federal de Educação Física.
Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Assistência Social (SEDHAS) – Elisa Cléia Pinheiro Rodrigues Nobre – Interina até o início do ano
Pasta que irá ter como referência o Cad-Único, que irá oferecer uma inédita Cesta Cidadania. Nela estarão os grandes programas de transferência de renda, como o Mais Social e o Conta de Luz Zero, recalibrados e atualizados, e programas transversais, com o compartilhamento orçamentário de outras secretarias. Assim poderá haver interligação entre os programas de segurança alimentar e um programa especial de habitação, por exemplo. Também será implantado o Vale Creche para as mães que trabalham e querem voltar a estudar; o Vaucher Qualificação para os trabalhadores que precisam parar de trabalhar um período para fazer os cursos, entre outras iniciativas transformadoras.
Elisa Cléia Pinheiro Rodrigues Nobre continua na SEDHAS. Foto: Divulgação“Aqui não custa repetir o que falamos durante toda a campanha: vamos cuidar de quem mais precisa, como já temos feito, mas sem conformismo. Vamos ir além do assistencialismo para libertar essas milhares de famílias da situação de pobreza extrema”, disse Eduardo Riedel.
Elisa Cléia Pinheiro Rodrigues Nobre é graduada em Serviço Social pela Universidade Católica Dom Bosco (1992) e Especialização em Gestão de Políticas Públicas Sociais/UNIDERP (2003). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2009). Atuando nos seguintes temas: Política Pública, Lei Orgânica da Assistência Social - LOAS, Conselho Municipal de Assistência Social - CMAS, Monitoramento e avaliação, Terceiro Setor, Educação, Formação de Professores, Migração e Memória. Professora EAD e Coordenadora adjunta do Curso de Serviço Social EAD da Universidade Anhanguera - UNIDERP (2009-2012); Coordenadora do Curso de Serviço Social EAD da Universidade Anhanguera - UNIDERP (2012-2014); Secretária Adjunta da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho - SEDHAST.
EPE – Escritório de Parcerias Estratégicas - Eliane Detoni
O Escritório de Parcerias Estratégicas, que foi parte muito importante do trabalho na Secretaria de Governo, é reconhecidamente uma área de excelência do Estado de Mato Grosso do Sul, com efetivo reconhecimento nacional.
Eliane Detone assume o Escritório de Parcerias Estratégicas. Foto: Divulgação“Para que todos tenham uma ideia do que juntos já conseguimos fazer, as primeiras PPPs efetivadas no estado representam hoje um investimento de curtíssimo prazo de algo em torno de 10.9 bilhões, nas áreas de saneamento, aeroportos, portos, rodovias, infovias e energia. Vamos renovar essa grande agenda e continuar atraindo o capital privado para os grandes desafios públicos - conceder tudo que puder ser concedido, com máxima transparência e responsabilidade. Esta inclusive é a forma de liberar grande parte do investimento público para áreas e tarefas em que o estado ainda não pode ser substituído”, ressaltou Eduardo Riedel.
Um exemplo definitivo é o saneamento – a meta é conquistar a universalização do sistema em 4 anos, o que levaria 40 anos sem uma parceria para ser feito. Trata-se portanto de parcerias estratégicas importantíssimas para o processo de desenvolvimento do Estado.
Eliane Detoni é graduada em Arquitetura e Urbanismo, especialista em Gestão Regional e Urbana pela UFMS e Direito Urbanístico e Ambiental ENSUR/IBAM. Especialista em PPP e Concessões pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESP) e pela London School of Economics and Political Science (LSA), Especialista em Negócios e Direito da Infraestrutura pelo Cedin e possui Certificação Internacional CP3P (F) da APMG International.
Na área pública desde 1992, exerceu diversos cargos na Prefeitura de Campo Grande, participando dos mais importantes programas e projetos relacionados às políticas públicas a ao desenvolvimento urbano. Foi professora titular da disciplina de Planejamento Urbano na Universidade Católica Dom Bosco e atuou como consultora em vários municípios, em projetos financiados por organismos multilaterais de crédito.
Formada pelo Programa de Desenvolvimento de Conselheiros de Administração da Fundação Dom Cabral e atualmente é Conselheira da Rede Intergovernamental para o Desenvolvimento das Parcerias Público-Privadas (Rede PPP); membro titular do Conselho Gestor de Parcerias do Estado de Mato Grosso do Sul (CGP); membro titular do Conselho de Orientação da Agência de Regulação de Mato Grosso do Sul (AGEMS) e membro do Infra Women Brazil (IWB).
* Com informações da Asseddoria e CG News
Deixe seu Comentário
Leia Também

Colisão entre carros deixa homem ferido no bairro Guanã

Colisão entre motos causa fratura exposta em condutor
Segunda-feira tem previsão de temperatura alta e alerta de chuva
Corumbá e Ladário têm mínima de 23°C e máxima de 40°C

Corumbá Fight Combat: o maior evento de MMA do centro-oeste é neste sábado (13)
Fim de semana com sol e períodos de tempo nublado em Corumbá e Ladário
Máximas devem variar entre 34° C no sábado e 37°C no domingo

EUA retiram Alexandre de Moraes e esposa de lista da Lei Magnitsky

Barão do Rio Branco lidera ranking dos Jogos da Reme e leva título geral

Golpistas se passam por juízes e pedem carros a prefeituras no interior de MS
Trabalhador morre após ser prensado por barcaça no Porto Esperança
Rapaz de nacionalidade paraguaia tinha 25 anos



Mato Grosso do Sul contará com 11 secretarias a partir de 2023. (Divulgação)


