Menu
quarta, 23 de outubro de 2024
Câmara - Outubro Rosa 2024
Andorinha_Vai viajar?_Outubro 2024
Geral

Receita regulamenta free shop em Corumbá

19 março 2018 - 11h18Câmara de Corumbá

A Receita Federal publicou nesta segunda-feira (19) normas referentes a lojas francas em fronteiras terrestres. As regras complementam portaria de 2014 estabelecendo o exato alcance do que pode ser entendido como fronteira terrestre para autorizar o funcionamento dessas lojas.

Corumbá está entre as 32 cidades beneficiadas. O  vereador Yussef Salla celebrou a notícia desta segunda-feira. Ele é autor da Lei Municipal 2.498/2015 que dispõe sobre a instalação de lojas Free Shops como mecanismo de desenvolvimento local e regional.

“Isso será de enorme importância para aquecer a economia corumbaense, gerando renda e emprego para a população”, comemorou.

A instrução normativa estabelece que os “free shops” de fronteiras terrestres devem ser posicionados exclusivamente nas chamadas “cidades gêmeas” de cidade estrangeira na linha de fronteira com o país. Lojas nestas cidadespoderão “vender mercadoria nacional ou estrangeira a pessoa em viagem terrestre internacional, contra pagamento em moeda nacional ou estrangeira”, diz o texto.

O estabelecimento das consideradas “cidades gêmeas” deverá constar em ato do Ministro de Estado da Fazenda. Em casos excepcionais, a instalação de depósito dessas lojas poderá ser instalada em área não contígua, desde que na mesma cidade.

Poderá instalar uma loja neste formato a pessoa física que cumpra alguns requisitos. Entre eles: cumprir requisitos de regularidade fiscal, não possuir pendências junto à Secretaria da Receita Federal do Brasil, ter patrimônio líquido igual ou superior a R$ 2 milhões de reais e dispor de sistema informatizado para controle de entrada, estoque e saída de mercadorias, de registro e apuração de créditos tributários, próprios e de terceiros, devidos, extintos ou com pagamento suspenso, integrado aos sistemas corporativos da beneficiária, que atenda aos requisitos e especificações estabelecidos em ato normativo específico da Coordenação-Geral de Administração Aduaneira (Coana), o qual é detalhado em seu art, 32.

Quanto às compras nessas lojas, será necessária a apresentação de “documento hábil”, sendo ele o Passaporte na maioria dos casos, e, para cidadãos do Mercosul, aqueles equivalentes ao RG, listados no anexo da Decisão CMC nº 18, de 30 de junho de 2008.

Estabelece-se ainda o limite mensal de US$ 300,00, ou o equivalente em outras moedas, por viajante. Também há limite de quantidade para determinados itens: 2 litros de bebidas alcoólicas; 20 maços de cigarros; 25 unidades de charutos ou cigarrilhas; e 250 gramas de fumo preparado para cachimbo. As compras realizadas em lojas francas deverão ser retiradas pelo próprio viajante e não é permitido adquirir bens nestas lojas com finalidade comercial. (Com informações do site http://www.infomoney.com.br/)

Deixe seu Comentário

Leia Também

Tempo
Quarta-feira de sol com chances de pancadas de chuva a qualquer hora
Corumbá tem mínima de 24°C e máxima de 37°C
Serviço
Corumbá tem sete Salas de Vacinação abertas nesta semana
Novas Leis
Alexandre cobra do Executivo, publicação de leis que se tornaram tácitas
Ação eficiente
PM troca tiros com ladrão e recupera celular de vítima em Ladário
Em minutos
Justiça Federal em MS inicia concessão automática de benefício do INSS por incapacidade
Alerta ao consumidor
Nova lista traz mais 12 marcas de azeite consideradas impróprias
Serviço Necessário
Elinho busca informações sobre médico hematologista na Rede Pública de Saúde
No sábado, 26
Professores realizam aulão de redação para o Enem em Corumbá
Dia do Servidor Público
Prefeitura de Corumbá terá ponto facultativo no dia 28 de outubro
Infraestrutura
Manoel diz que é preciso atenção especial para melhorar as vias urbanas de Corumbá

Mais Lidas

Apoio ao setor rural
Estiagem faz governo publicar decreto de situação de emergência por 180 dias em MS
374 kg
Cocaína que saiu de Ladário com destino à Capital é apreendida na BR 262
Últimas 24h
Incêndio em casa no centro é destaque no plantão dos Bombeiros
Reunião
Riedel recebe prefeitos eleitos para reafirmar parceria com municípios