Está em tramitação na Câmara Municipal de Corumbá um Projeto de Lei que dispõe sobre a implantação do Programa de Enfrentamento da Obesidade Mórbida na Rede Municipal de Saúde Pública de Corumbá.
De autoria do vereador Yussef Salla, o PL visa proporcionar aos obesos mórbidos residentes em Corumbá, com Índice de Massa Corpórea (IMC) acima de 40 ou àqueles com obesidade moderada (índice de massa corporal maior que 35), associado a outras doenças, a realizarem de forma mais célere, a cirurgia bariátrica.
A proposta autoriza o Município a implantar o programa, garantindo ao portador de obesidade mórbida o diagnóstico e avaliação clínica; atendimento especializado; acesso à cirurgia bariátrica; fila única gerenciada pelo Gestor Municipal para a realização de procedimento cirúrgico; acompanhamento pós-operatório; fornecimento gratuito de medicamentos destinados exclusivamente ao portador de obesidade mórbida submetida à cirurgia bariátrica; e cirurgia plástica reparadora, após 18 meses de realização da cirurgia bariátrica.
Para efeito da lei proposta, obeso mórbido é o portador de doença adquirida na qual o grau de obesidade traz para o seu portador, doenças de alto risco ou agravamento de patologias preexistentes, e a cirurgia bariátrica, cujo procedimento é indicado pelo médico.
Prevê também que os hospitais deverão constituir equipe multidisciplinar para o diagnóstico, avaliação clínica, indicação cirúrgica e acompanhamento da obesidade mórbida ou moderada, assim como da cirurgia bariátrica no pré-operatório e pós-operatório tardio, integrada por profissionais de saúde das áreas de cardiologia, endocrinologia, fisioterapia, psicoterapia, enfermagem, pneumologia, cardiovascular, nutrição e assistência social.
“São inúmeras as reclamações quanto à espera da cirurgia, cuja demora ocasiona o surgimento de doenças correlacionadas com a obesidade ou pioram o quadro daquelas em que já são portadoras”, Salientou Yussef. “Sabemos que a demora para o procedimento cirúrgico, pode ocasionar até mesmo a morte”, continuou.
O vereador ressaltou que objetivo maior do projeto é para que o município traga garantias ao portador de obesidade mórbida, dando prioridade ao tratamento adequado, diminuindo consideravelmente as complicações de saúde relacionadas a esse mal, bem como diminua os casos de mortalidade. Com certeza, este trabalho ajudará a população Corumbaense que se enquadra na estatística da obesidade mórbida”, concluiu.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Corumbá Fight Combat: o maior evento de MMA do centro-oeste é neste sábado (13)
Fim de semana com sol e períodos de tempo nublado em Corumbá e Ladário
Máximas devem variar entre 34° C no sábado e 37°C no domingo

EUA retiram Alexandre de Moraes e esposa de lista da Lei Magnitsky

Barão do Rio Branco lidera ranking dos Jogos da Reme e leva título geral

Golpistas se passam por juízes e pedem carros a prefeituras no interior de MS
Trabalhador morre após ser prensado por barcaça no Porto Esperança
Rapaz de nacionalidade paraguaia tinha 25 anos

Criança é socorrida após engolir pilha no Porto da Manga

Chegada do Papai Noel abre o Jardim de Natal na noite de hoje em Corumbá

Falta de energia interrompe fornecimento de água em Ladário



Programa vai acompanhar e criar uma fila específica para portadores de obesidade mórbida na cidade. (Divulgação)


